segunda-feira, 19 de maio de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE VENTO EM POPA NA TOMÉ

Professores de Língua Portuguesa e do 5º ano iniciam as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa na Tomé

     A escola participa da Olimpíada de Língua Portuguesa desde a 1ª edição, tendo acumulado já medalha de Bronze em 2010, medalhas de bronze e prata em 2012. Em 2014 está participando com 07 professoras inscritas e todos os alunos do 5º ano do Ens. Fundamental ao 3º ano do ensino Médio.
As oficinas dos gêneros textuais CRÔNICA, MEMÓRIAS LITERÁRIAS, POEMA E ARTIGO DE OPINIÃO tiveram início na primeira semana de maio, com muita leitura, pesquisas, jogos eletrônicos, apreciação de vídeos, pequenas excursões pela cidade, entre outras atividades. As oficinas são sugeridas nos Cadernos da Olimpíada na versão impressa e digital. 

    As turmas do 7º e 8º ano pesquisaram objetos antigos e histórias do lugar onde vivem, realizaram uma bela exposição. As turmas do 5º e 6º ano estudaram as características do gênero poema, a partir de textos de autores consagrados e de alunos vencedores de olimpíadas anteriores. As turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio leram artigos de opinião, analisando a questão polêmica e os argumentos utilizados para defender a tese do autor. As turmas do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio apreciaram o universo dos cronistas através da leitura de crônicas de autores renomados com Machado de Assis e Fernando Sabino. Todos os alunos produziram um texto inicial a partir do qual serão diagnosticadas as dificuldades a serem trabalhadas para se chegar a produção final que concorrerá ao 1º lugar na etapa escolar da Olimpíada. Os textos vencedores nessa etapa serão encaminhados para a etapa municipal. Foi repassado para os alunos o regulamento da Olimpíada e os objetivos do projeto, assim como todas as etapa até a final, onde serão selecionados os 20 melhores textos do Brasil. 
As oficinas terão prosseguimento após o projeto de Leitura que está sendo vivenciado esta semana.







JOÃO ELIAS E RAMOM CONTEMPLADOS COM ENCONTRO NACIONAL DA OBMEP NO HOTEL DE HILBERT – RIO DE JANEIRO.

           Os estudantes Ramon e João Elias, premiados na OBMEP 2012  com medalha de bronze ganharam uma vaga no curso do PIC – Programa de Iniciação Científica Jr. O curso é oferecido durante um final de semana por mês na própria escola, ministrado por professores universitários. 
        Os feras da Tomé cumpriram o programa, com bom aproveitamento e assiduidade e receberam um certificado como porta de entrada para participarem de um encontro dirigido a 200 alunos da OBMEP, selecionados em todo país, que acontecerá no HOTEL DE HILBERT EM NOVA FRIBURGO -RIO DE JANEIRO a ser realizado em julho com duração de uma semana.
          Os dois estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão uma semana de intenso estudo da Matemática, pois o encontro constará de minicursos, gincanas e atividades sociais, culturais e esportivas. Este é um projeto realizado pelo CNPq em parceria com o IMPA.“Na volta, vamos promover troca de experiências desses alunos com os demais para motivá-los a conquistar sonhos e espaços por meio da dedicação nos estudos. Esse é mais um exemplo a ser seguido”. Disse Ivan, gestor da escola.

QUEM FOI HILBERT?

O Alemão David Hilbert ( 1862 – 1943) foi um dos maiores matemáticos do século XX, com importantes contribuições em diversos ramos da matemática. Em 1900, ministrou uma importante conferência no Congresso Internacional de Matemáticos, no qual propôs uma lista de problemas em aberto, os quais segundo Hilbert deveriam nortear a matemática do século.


TEATRO DE BONECOS E REPENTISTAS: A ZONA DA MATA E O SERTÃO DE PE MOSTRANDO SUAS TRADIÇÕES NA TOMÉ

Encerramento do projeto Via das Artes na Tomé com chave de ouro na voz de repentistas, aboiadores e o encanto do teatro de bonecos do Mestre Mi



SEXTA-FEIRA (16/05): último dia do projeto Via das Artes do, SESC Triunfo, na Escola Tomé Francisco. Como estava previsto, a eficiente equipe do SESC  chegou logo cedo na escola para os preparativos da apresentação do teatro de mamulengos Novo milênio, do Mestre Miro, da cidade de Carpina. 






O mestre confecciona os bonecos e apresenta o espetáculo. A criançada esperava ansiosa. Em sala de aula os alunos das séries iniciais, durante toda a semana, vivenciaram oficinas do projeto o “Prazer de Ler”, que acontece todos os anos na Tomé. A vinda do SESC Triunfo veio completar esse momento tão rico de aprendizagens com contação de histórias e apresentações culturais, com a presença de artistas, poetas, escritores, emboladores e o tão esperado Teatro de bonecos.


As histórias contadas deixaram as crianças eufóricas, principalmente quando um dos personagens resolveu cortar uma árvores, todos se manifestaram contra o ato e mostravam ao outro personagem, um policial, para que ele prendesse o meliante. 






Assistiram ao teatro as séries iniciais e as turmas do 6º ao 8º ano, além de professores e alguns pais de alunos. Todos ficaram impressionados com as toadas, os gestos e o cenário. O mais interessante é que as histórias são criadas de forma espontânea, no improviso. No final da apresentação, o mestre Miro dança com uma boneca em tamanho real, de forma bem engraçada. É essa a nossa cultura que está tão desvaloriza nacionalmente, precisamos resgatá-las, mostrando aos nossos jovens o que tem de mais genuíno em nossa região. 





No período da tarde foi a vez da apresentação dos violeiros e aboiadores. A dupla de violeiros Zé Carlos do Pajeú e Denilson cantaram o valor cultural das canções dos violeiros, confrontando com temas de gêneros musicais da atualidade que possuem letras polêmicas e sem sentido. A pedido da plateia cantaram canções de amor. O aboiador Antônio Alves deu um show, mostrando as indumentárias do vaqueiro e a importância desse tipo característico do Nordeste. 


    A plateia vibrou, pois já conhece a Vaquejada, que é um folguedo bastante típico na região, já com categoria de esporte.  Os emboladores Toinho do Pandeiro e Negro Bana mostraram a irreverência da embolada, com seus pandeiros ritmados cantaram sobre esporte e outros temas.

As apresentações foram intercaladas com intervenções da Dra. Maria Alice Amorim, que tem em seu currículo vastas pesquisas sobre estas manifestações culturais.






REALMENTE FOI UMA SEMANA RICA DE ARTE, CULTURA E RESGATE DAS TRADIÇÕES POPULARES NA TOMÉ FRANCISCO! O diretor Ivan e toda a sua equipe juntamente com o SESC articularam para que todas as ações acontecessem da melhor forma possível! Foram ganhos incalculáveis para a aprendizagem do aluno e a dinamização das ações escolares.


PARABÉNS AO SESC TRIUNFO PELO PROJETO VIA DAS ARTES!
AS ESCOLAS PRECISAM DE PARCEIROS COMO VOCÊS PARA FAZER EDUCAÇÃO NO SEU VERDADEIRO SENTIDO.