terça-feira, 6 de agosto de 2019

ALUNOS PRE - SELECIONADOS PARA AS OLIMPÍADAS INTERNACIONAIS DA OBA

RECESSO É TEMPO DE MANUTENÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR


Para alunos e professores as férias escolares são uma grande oportunidade para se desconectar do ambiente escolar e recarregar as energias. Para o gestor, no entanto, essa história é um pouco diferente. Nesse período, o gestor Ivan da Escola Tomé Francisco da Silva aproveita para colocar a escola em ordem, fazendo todas as manutenções do espaço escolar.
As primeiras semanas de julho de 2019, a escola recebeu uma revisão geral: capinação e reparos na pintura; retirada de entulhos e bens inservíveis, troca de lixeiras, limpeza do bebedouro, faxina nas salas de aula, pátio e corredores, atualização dos murais, aquisição de material pedagógico. A novidade foi à aquisição de 40 conjuntos de mesas e carteiras para os alunos, possibilitando trocar as que estavam em péssimo estado de conservação.
 A organização do ambiente escolar reflete a “alma” da instituição e o compromisso com os estudantes. Quem chega à escola Tomé Francisco da Silva consegue identificar a qualidade do clima organizacional nos seus espaços e na interação da equipe de profissionais que fazem a instituição de ensino.

I PRÉVIA SAEPE/ SAEB 2019



Em 2019, os concluintes do Ensino Fundamental (9º ano) e do Ensino Médio (3º ano) vão passar por duas avaliações externas, uma conduzida pelo governo federal, por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e a outra pelo sistema próprio criado pelo Estado de Pernambuco (SAEPE). O desafio para a equipe da Escola Tomé Francisco é elevar suas metas ou manter-se no mesmo patamar de excelência que alcançou nos últimos anos.
Na volta às aulas, logo na primeira semana de julho, a equipe pedagógica aplicou a primeira prévia SAEPE/ SAEB, uma avaliação com os descritores em Língua Portuguesa e Matemática. A intenção é aproveitar o diagnóstico para analisar os processos de ensino e aprendizagem. Quando bem utilizados, os resultados dessas provas permitem reflexões importantes sobre as práticas pedagógicas da instituição e o aprendizado dos alunos.
O caminho para conseguir essa análise detalhada passa por diversas etapas:
·         O gestor realiza visita nas turmas concluintes para conversar com os alunos sobre o que é a avaliação, quais são seus objetivos e como a escola pode aproveitar os resultados. Reforçar a importância de responder as questões com seriedade.
·         Aplicação da prova no mesmo formato do SAEPE/SAEB, com testes e anotação de respostas em gabarito. O objetivo é realizar a avaliação interna, que permita saber o desempenho de cada um, e também analisar as práticas pedagógicas e as condições gerais da escola.
·         Correção das provas, mapeamento dos dados pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática.
·         Identificação dos alunos com base nos Níveis de proficiência: elementar I e II, básico e desejável. Comparação de dados ao longo do tempo à inclusão de informações para aumentar a relevância pedagógica do material fornecido por meio do resultado dos alunos.
·         Encontro com os professores de Língua portuguesa e matemática para analisar o resultado de planejar melhoras no processo de ensino que garantam o direito à aprendizagem de cada estudante.
·         Visita às turmas avaliadas para fazer a devolutiva do resultado e conversar com os alunos sobre a responsabilidade de cada um no desempenho final da escola.

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Realização de AULÂO de Língua Portuguesa e Matemática, com turmas por nível de proficiência, para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Seleção dos descritores mais errados na avaliação.

TCF 2019: ALUNOS DO 9º ANO DEFINEM AS TEMÁTICAS E OS GRUPOS


A Secretaria de Educação de Pernambuco implantou uma novidade na área pedagógica: O Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF – destinado aos estudantes do 9º ano com os objetivos de oportunizar aprendizagens necessárias à promoção de adolescentes e/ou jovens pesquisadores; desenvolver a autonomia e o fortalecimento da investigação cientifica desde a Educação Básica e fomentar a troca e a produção do conhecimento – investigação científica.
Na Escola Tomé Francisco da Silva, os concluintes do Ensino Fundamental de 2019 conheceram a proposta logo que voltaram do recesso escolar, na segunda semana de julho. Os gestores Ivan e Josilene refletiram com os alunos sobre a importância da Iniciação Científica. Em seguida, cada aluno apresentou sua curiosidade, já que o trabalho volta-se para as aprendizagens de interesses e necessidades dos próprios estudantes. Após o agrupamento dos interesses dos alunos, houve a formação dos grupos, para analisar e definir a temática de todos os trabalhos. Os jovens pesquisadores escolheram conhecer mais sobre os seguintes temas:

·         CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL: CLUBES E PREMIAÇÕES.
·         HOMOFOBIA: PRECONCEITO, VIOLÊNCIA E CRIMES DE ÓDIO.
·         LEI MARIA DA PENHA GARANTE A PROTEÇÃO À MULHER AGREDIDA?
·         SIGNOS ATRAVÉS DOS ASTROS
·         COMO A MENTE FUNCIONA?
·         O QUE COMANDA O CORPO HUMANO?
·         O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA E A PERDA DA BIODIVERSIDADE.
·         COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DE UM POLICIAL MILITAR?
·         DEPRESSÃO: CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO.
·         NAZISMO: ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E HOLOCAUSTO.
·         CÂNCER: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.
·         PLANTAS MEDICINAIS QUE TRATAM E CURAM DOENÇAS.
·         PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO E SUAS FUNÇÕES.
·         A TEORIA DO BIG BANG E A ORIGEM DO UNIVERSO EM DIFERENTES CULTURAS.
·         IMPACTO PSICOLÓGICO DO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER NA FAMÍLIA.

REPLANEJAMENTO: AGENDA DO III BIMESTRE


Fazer uma revisão do projeto político-pedagógico (PPP) e observar quais são os objetivos que a escola quer atingir é o primeiro passo do replanejamento. No dia 07 de agosto, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva analisou todos os indicadores de desempenho escolar, externos e internos, para planejar as ações do III bimestre, visando fortalecer o ensino e aprendizagem. Com a AGENDA, compartilhada com todos, pode-se acompanhar bimestralmente as propostas previstas para cada segmento da escola, com metas estabelecidas para serem atingidas a curto, médio e longo prazo.

PROFESSORES DA TOMÉ RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

Na segunda-feira (15/07), professores da Escola Tomé Francisco da Silva participaram de uma formação continuada sobre o Novo Ensino Médio. Na pauta do encontro, os Itinerários Formativos, aspecto do currículo que deve ser implantado em todas as instituições de ensino básico do País até 2021. A formação foi coordenada pelas educadoras de apoio e gestão da instituição e teve como objetivo subsidiar e estimular os docentes a se inteirar sobre o documento durante o segundo semestre do ano letivo.
Os docentes e coordenadores ainda discutiram a importância da  Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta de flexibilização curricular por meio dos Itinerários Formativos, que consiste em um conjunto de atividades e de conhecimento, dividido em cinco áreas: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas e formação técnica e profissional.



RAFAEL MAGNO PARTICIPA DE PREMIAÇÃO NACIONAL (OBMEP) DE 2018


A cerimônia de premiação dos alunos MEDALHISTAS DE OURO ocorreu no auditório de um hotel no bairro do Itaigara, em Salvador, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes.
Nesta edição, a olimpíada reuniu concorrentes de 54,4 mil instituições de ensino do país. 575 alunos foram premiados com medalha de ouro. A Escola Tomé Francisco da Silva, destaque nessa Olimpíada, foi representada pelo aluno Rafael Magno que garantiu seu ingresso em programas de iniciação científica.
Sobre a OBMEP
Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Criada em 2005 pelo IMPA, a competição tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.