quarta-feira, 7 de novembro de 2012

LÁGRIMAS DE EMOÇÃO


IVAN SE EMOCIONA NA RECEPÇÃO FESTIVA ORGANIZADA PELA COMUNIDADE ESCOLAR.




Na Tarde dessa quarta-feira, 07/11, o gestor da escola Tomé Francisco não conseguiu conter as lágrimas ao chegar à escola, diante das homenagens que recebeu dos professores e alunos em reconhecimento de sua liderança e eficiência a frente da instituição hoje REFERENCIA BRASIL.

A faixa exposta logo na entrada da escola, a banda de música do município de Quixaba, a felicidade dos profissionais de sua equipe e o corredor formado pelos alunos proporcionaram um grande orgulho ao gestor que declarou está mais motivado para continuar a luta pela escola pública de qualidade social. Alunos e professores fizeram leitura de cartas e mensagens demostrando o orgulho de pertencer à equipe administrada pelo melhor gestor do Brasil.


A Secretária municipal de Quixaba, Adiene Medeiros, fez sua homenagem por meio do envio de uma cesta e flores para presentear Ivan, uma bela forma de reconhecer o seu trabalho e compartilhar do seu sucesso. Na ocasião, Ivan agradeceu a parceria da escola com o município de Quixaba e falou da importância da integração das redes na promoção do ensino de qualidade.

     
Cartazes, cartas, faixas, músicas, depoimentos, abraços calorosos e aplausos fizeram parte da recepção que culminou, no final das aulas, com uma confraternização dos profissionais da escola, com direito a champanhe, bolo, salgados, bebidas e o mais importante: com o brilho nos olhos e o orgulho na alma de uma equipe que jamais vai esquecer tamanha VITÓRIA.

 


EDUARDO CAMPOS ANUNCIA QUE VAI HONRAR O COMPROMISSO DE CONCLUIR A ESTRADA QUE LIGA QUIXABA A LAGOA DA CRUZ.



O gestor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes, recebeu das mãos do governador Eduardo Campos Medalha Ordem do Mérito Guararapes dedicada a toda a comunidade escolar pela conquista do Prêmio Gestão Escolar 2012. Durante cerimônia, nesta terça-feira (06), a emoção foi além da medalha, pois Ivan recebeu também a notícia espontânea de Eduardo que fez referência ao compromisso que assumiu com a escola na construção da estrada que liga Quixaba a Lagoa da Cruz. Na verdade a construção já foi iniciada, mas ainda falta cerca de 5 km para sua conclusão e no seu discurso, ilustríssimo governador prometeu que em 2013 faria a inauguração dessa obra. A atitude do governador comoveu toda comunidade escolar pelo grande reconhecimento e pela valorização e investimento que ele tem feito na educação de Pernambuco. Para Ivan, o trabalho da Escola Tomé Francisco tem impactado positivamente na comunidade que tem recebido muitos benefícios do governo do Estado, a obra da estrada, por exemplo, é uma das maiores conquistas para a população de Lagoa da Cruz.
                

Gestor da Escola Estadual Tomé Francisco recebe mais alta comenda do Estado


Medalha Ordem do Mérito Guararapes é dedicada a toda a comunidade escolar


“Somos um lugarejo no meio do nada e que agora é referência nacional em educação”. Foi assim o gestor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes, resumiu a conquista do Prêmio Gestão Escolar 2012 durante cerimônia, nesta terça-feira (06), onde ele, em nome de toda a comunidade escolar, recebeu a Medalha Ordem do Mérito Guararapes - Graduados Especiais, considerada a mais alta comenda do Estado, pelas mãos do governador Eduardo Campos.
Ivan faz referência direta à localização da escola, pois ao chegar no vilarejo de Lagoa da Cruz, na zona rural de Quixaba, Sertão do Pajeú, há 328 quilômetros do Recife, em meio ao clima árido e à caatinga, é difícil desconfiar que lá existe um tesouro da educação pública de Pernambuco: a Estadual Tomé Francisco da Silva. A consagração veio na última segunda-feira (05), quando a escola foi a grande vencedora do Prêmio de Gestão Escolar, numa disputa que envolveu ao todo 9.693 escolas de todo o país.
“Quero aproveitar para falar da minha alegria em trazer esse prêmio para Pernambuco. Sem sobra de dúvidas, toda a atenção e investimento que o Governo Estadual vem fazendo na educação contribuiu bastante para essa vitória”, declarou Ivan, lembrando que a homenagem do governador é para toda a equipe da escola, pais e estudantes.
Quixaba é uma cidade com menos de sete mil habitantes, cuja economia é movimentada basicamente pela agricultura e pecuária familiar. No município, a cada 10 moradores, pelo menos um estuda na Escola Estadual Tomé Francisco da Silva. No povoado de Lagoa da Cruz, todos estão de alguma forma envolvidos com o cotidiano escolar. Os pais tomam café da manhã na escola com filhos e professores. As reuniões de pais, às terças-feiras, são disputadas.
Anderson Gomes contou detalhes da cerimônia de premiação em São Paulo e falou sobre o vídeo, preparado pelos organizadores do evento, em que a Tomé Francisco foi apresentada. “Eles fizeram um pequeno documentário em que mostravam a realidade do Sertão, a distância de Quixaba em relação a capital e fizeram menção a escola como um oasis naquele local. Foi muito bonito”, declarou. O secretário citou, ainda, a importância da tríade: pais envolvidos, equipe docente preparada e gestor atuante. “Todos somam forças. É uma escola onde os pais tomam café da manhã, participam das atividades como, por exemplo, leem os livros, preparam fichas de leitura”, relatou.
Histórico -Fundada em 1962, menos de dez anos após a criação do Distrito de Quixaba, em 1953, a escola atende atualmente a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Em sua fala, o governador lembrou que a Tomé Francisco funcionou, por muitos anos, sem estrutura física. “Aconteciam aulas na garagem de um morador, na sala de outro. Professoras me contaram que, há alguns anos, souberam pelo rádio que o ex-governador Miguel Arraes estaria em Afogados da Ingazeira. Foram até lá e entregaram um abaixo assinado contando o caso ao governador e solicitando a construção do prédio. Pouco tempo depois, começaram a mexer e construíram fisicamente a escola estadual Tomé Francisco da Silva”, lembrou.
Ainda em seu discurso, Eduardo Campos fez menção ao esforço coletivo e destacou que a medalha é símbolo do reconhecimento dos pernambucanos a unidade de ensino. “É uma verdadeira aula para muitos que trabalham na educação. Ir até a escola e conversar com os alunos, perceber o que as pessoas podem fazer. É como diz Paulo Freire: ‘A escola é a gente’. É ver a capacidade de jovens sertanejos nesse momento tão adverso, ver a garra do nosso povo. Estamos muito felizes como pernambucanos, como cidadãos em conhecer a história dessa comunidade escolar e o reconhecimento do Consed e da Fundação Roberto Marinho”, declarou.
As boas práticas pedagógicas já vinham mostrando ótimos resultados no aprendizado. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC), a Tomé Francisco da Silva ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7. A unidade, inclusive, já foi finalista do PGE no ano de 2008.
O sucesso foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb. Com média 7,42 também nos anos iniciais, a escola foi a mais bem avaliada entre todas as escolas pernambucanas. A unidade conta com muitos estudantes já premiados com medalhas em competições como as Olimpíadas de Matemática e de Português.
PGE -O Prêmio Gestão Escolar visa melhorar o sistema educacional brasileiro, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade. Ele é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura.

Noticia Retirada do site Secretaria de Educação

Escola no sertão de Pernambuco é a vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012.


A escola estadual Tomé Francisco da Silva, localizada na cidade de Quixaba, no sertão pernambucano, foi eleita a grande vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2012. Depois de disputar o título com outras 9.693 instituições de ensino participantes da premiação, a escola recebeu o título de Escola Referência Brasil, pela excelência das práticas em gestão escolar, mais o valor de R$ 30 mil para serem aplicados em melhorias na escola, nessa segunda-feira (5) na cerimônia de premiação que aconteceu no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Diretor com membros da Secretaria de Educação de Pernambuco comemorando a vitória


“A escola pública pode oferecer educação de qualidade social sim. Precisamos apenas acreditar, precisamos apenas querer fazer com que a escola pública tenha respaldo”, disse emocionado na cerimônia o diretor da escola vencedora, Ivan José Nunes Francisco (foto).

Ivan agradeceu a sua equipe de professores, gestores, parceiros, aos alunos, a secretária de Educação de Pernambuco e também ao seu município. “Esse prêmio é de vocês Lagoa da Cruz, é de vocês agricultores que estão lá no sertão de Pernambuco sofrendo com a seca, mas estão tendo a educação que os filhos de vocês merecem.” 

Essa não é a primeira vez que a escola participa do Prêmio Gestão Escolar(PGE), antes de se  tornar Referência Brasil, a escola chegou a ser finalista do PGE no ano de 2008, mas não chegou a levar o título. De acordo com o Secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, como fórmula para o sucesso, a unidade de ensino sertaneja aposta em uma gestão inovadora, participativa e preocupada com o aprendizado de todos os alunos.

Além da escola Tomé Francisco da Silva, foi entregue premiações a outras 24 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2011 com experiências inovadoras em educação.  O prêmio de R$ 10 mil e o título de Escola Destaque Nacional foram para o Centro de Ensino Médio Setor Leste (DF),  a escola municipal Professora Iracema Maria Vicente, em Campo Grande (MS), e as escolas estaduais Chequer Jorge, em Itaperuna (RJ), Presidente Kennedy, em Natal (RN) e Lobo D’Almada , em Boa Vista (RR). As outras 19 escolas foram premiadas com o título de Escola Destaque Estadual e receberam R$ 6 mil cada.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, o prêmio visa melhorar o sistema educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade escolar.


Conheça um pouco do perfil da escola escolhida:

Escola Estadual Tomé Francisco - PE : Fundada em 1962, Escola Estadual Tomé Francisco fica localizada no município de Quixaba, no Sertão do Alto Pajeú. Atualmente oferece todo o ensino fundamental (anos iniciais e finais), além do ensino médio, para 760 estudantes da região. A Tomé Francisco tem se destacado pelos bons resultados nos índices de avaliação da educação. Em 2012, no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), aplicado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, a escola obteve média 7,42 nos anos iniciais do fundamental, 5,29 nos anos finais, e 5,15 no ensino médio. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (MEC), a escola conseguiu 7,0 nos anos iniciais, e 5,2 nos anos finais.

Ascom/Consed
Foto: Paulo Souza
Retirado do Site do Consed

Escola estadual do interior de Pernambuco vence Prêmio Gestão Escolar 2012


Escola Tomé Francisco da Silva fica em Quixaba, no Sertão. Prêmio criado pelo MEC e pela Fundação Roberto Marinho reconhece o trabalho de escolas públicas que superaram dificuldades e viraram exemplo, com criatividade e parcerias com a comunidade.