quarta-feira, 30 de abril de 2014

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: ALUNOS E PROFESSORES DA TOMÉ ESCREVENDO O FUTURO




As oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa já começaram na Tomé Francisco. Como ação inicial foi realizada uma formação com os professores de Língua Portuguesa, sob a coordenação da educadora de apoio Prof. Socorro Santos e da Diretora adjunta Rosineide Alves. Para motivar os professores foram exibidos vídeos da semifinal de olimpíadas anteriores e a professora Cristiane Patrícia deu um depoimento sobre sua participação em 2012,  como professora semifinalista com duas alunas, uma no gênero Memórias Literárias, e outra no gênero poema.

Em seguida, foi feita uma análise do material de apoio da Olimpíada, dos manuais digitais, vídeos e textos de apoio. Foi discutida a importância da realização da sequência didática proposta, da situação de comunicação e da reescrita dos textos em busca do aprimoramento da escrita final. Os professores receberam o diário de Bordo, para registro dos melhores momentos e dos desafios enfrentados durante o percurso.
Nesta semana iniciaram-se os trabalhos em sala de aula com os alunos, onde os professores apresentaram a Olimpíada, seus objetivos, o regulamento, o percurso que todos irão percorrer. Alunos e professores demonstram estarem animados para enfrentar mais uma disputa em busca da premiação final.

A redação tem como tema O LUGAR ONDE VIVO, portanto, além de promover a aprendizagem do aluno em leitura e escrita, propiciará a integração dos mesmos com o meio em que vivem colaborando na construção da identidade e da história de sua comunidade.

VAMOS ENFRENTAR COM GARRA ESTE DESAFIO!!!

Acesse o regulamento e os materiais da Olimpíada em:  https://www.escrevendoofuturo.org.br/  



A CORRIDA PARA O ENEM JÁ COMEÇOU: ALUNOS DA TOMÉ NO PREVUPE

13 alunos da  ESCOLA TOMÉ FRANCISCO  estão participando, na cidade de Serra Talhada,  do Cursinho  pré-vestiibular da UPE (Universidade de Pernambuco) – o PREVUPE. Eles disputaram vagas com estudantes de todo o estado, através de processo classificatório, que incluiu prova eliminatória e classificatória, abrangendo conteúdos de: Português Matemática, Física, Química, História, Geografia e Biologia.
Prevupe – É um projeto de extensão, criado em 1999 e instituído pela UPE, que oferece cursos preparatórios para o vestibular a alunos matriculados regularmente na rede estadual de ensino.  Este ano, 24 mil estudantes se inscreveram no processo seletivo do programa que dispõe 9.240 vagas distribuídas em 34 municípios do Estado. As aulas começaram no dia 12 e se estenderão até dezembro, sendo aos sábados em horário integral e aos domingos em turno parcial.
O programa objetiva reforçar e ampliar os conhecimentos dos alunos das escolas da rede pública de ensino e egressos que pretendam concorrer às vagas dos programas de graduação, através de vestibulares ou de outros processos seletivos.
 As aulas ocorrerão de abril a dezembro, sendo aos sábados em horário integral e aos domingos em turno parcial.
PARABENIZAMOS a iniciativa desses alunos, vocês estão no caminho certo, em busca de um futuro promissor!