sexta-feira, 22 de maio de 2015

O PRAZER DE LER E LITERARTE: MUITOS ANOS DE EMPENHO EM FAVOR DA LEITURA E DA ESCRITA.



“A leitura torna o homem completo, a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão.”
                                                                                                  Francis Bacon- Filósofo inglês

Estamos vivenciando mais uma vez, os projetos de leitura: O Prazer de ler – Ensino Fundamental e Literarte – Ensino Médio. A cada ano, os mesmos tornam-se cada vez mais interessantes e diversificados, com temas que convidam ao envolvimento com a leitura e a escrita, além de desenvolver muitas outras habilidades necessárias ao desenvolvimento integral do estudante.
Apresentamos a seguir a estruturação das oficinas em 2015:
Manhã:
Ensino Fundamental: 6º Ano, 7º A, 7º B, 8º A e 8º B
Oficina 1 – Língua Portuguesa
v  Tema: Características do texto literário: Texto dramático
v  Sala: Texto teatral – Da emoção de ler à descoberta do prazer!
v  Professora: Cristiane Patrícia

Oficina 2 – Matemática
v  Temas:
6º Ano
ü  Classificação dos triângulos e dos quadriláteros quanto à suas propriedades específicas.
ü  Raciocínio lógico
                       7º Ano
ü  Plano cartesiano.
ü  Quantificar vértices, arestas e faces de prismas e pirâmides.
8º Ano
ü  Construção de triângulos.
ü  Retas paralelas cortadas por uma transversal.
ü  Reconhecimento da mediatriz e da bissetriz de triângulos.

v  Sala: As estratégias de leitura na resolução de problemas
v  Professora: Cida
Oficina 3 – História - Geografia - Ciências
v  Tema: Meio ambiente - Lixo
v  Sala: Cadê o lixo que estava aqui?
v  Professora: Bom Conselho Fernandes
Oficina 4 – Arte
v  Tema: Música nordestina
v  Sala: Música Nordestina – Espelho de uma cultura expressiva
v  Professora: Daniela

Oficina 5 – Inglês
v  Tema: Reading, interpreting, talking and writing about the environment. (Lendo, interpretando, falando e escrevendo sobre o meio ambiente.)
v  Sala: The planet needs you! (O Planeta precisa de você!)
v  Professora: Kássia e intercambistas

TARDE:
Ensino Fundamental e Ensino Médio: 9º A, 9º B, 1º A, 1º B, 2º A, 2º B, 2º C, 3º A, 3º B 
                                                                 e 3º C                                                            
v  Oficina 1 – Literatura Brasileira (Sala 1 e Sala 2)
v  Temas:
ü  3º Médio: O Romance de 30: Segunda Fase do Modernismo – A prosa - Raquel de Queiroz e o drama da seca no Nordeste.
ü  2º Médio: 3ª Geração Romântica - Castro Alves – O poeta dos escravos
ü  1º Médio: Humanismo – Gil Vicente - Gil Vicente e sua missão moralizante e reformadora.
v  Sala: A Literatura como suporte para as causas sociais.
v  Professoras: Corrinha Sousa (Sala 1) Jaciara (Sala 2)
v  Oficina 2 – Literatura Inglesa (Sala 1 e Sala 2)

v  Tema: Vida e obra de Ághata Christie.
v  Sala: Ághata Christie – Não existe crime perfeito
v  Professoras: Antônia (Sala1) Rose (Sala 2)
v  Oficina 3: História (Sala1 / Sala 2)
v  Temas:
3º Médio
ü  Revolução de 30 e Estado Novo
                      2º Médio
ü  Escravatura x Abolição
                      1º Médio
ü  As grandes navegações
v  Sala: Mergulhando na História
v  Professoras: Corrinha Francisco (Sala 1), Kênia e Edinete (Sala 2)

v  Oficina 4 – Matemática, Física, Química e Biologia (Sala 1 e Sala 2)
v  Tema:
9º Ano
ü  Frequência estatística
                      1º Médio
ü  Frequência
                       2º Médio
ü  Etapas de uma pesquisa
ü  Construção de tabelas e gráficos
                       3º Médio
ü  Problemas de combinatória
ü  Construção de tabelas e gráficos
v  Sala: Os desafios da vida
v  Professores: Bom Conselho Silva (Sala 1), José Neto e Danúbia (Sala 2)

v  Oficina 5: Arte (Sala 1 e Sala 2)
v  Tema:
Artes visuais – pintura

  3º Médio: Cândido Portinari – Retalhos da cultura nordestina.
  2º Médio: Johann Moritz Rugendas – Negro de corpo e alma
  1º Médio: Navegar é preciso!
v  Sala: Sou artista, sim senhor!
v  Professores: Iranete (Sala ) e Gleydson (Sala 2)
É notório o envolvimento e o empenho com que os alunos estão vivenciando as atividades em sala de aula e produzindo nas oficinas.
Parabéns a todos: Gestão, Coordenação, alunos e principalmente aos professores que se dedicam bastante para que os projetos alcancem os objetivos desejados.
Confira nas imagens as oficinas pedagógicas.



POETA CORDELISTA RENA BEZERRA APRESENTA SEU TRABALHO NO CAFÉ LITERÁRIO 2015.



        " Tenho orgulho demais por estar levando aos amantes da literatura de cordel um pouco dos versos que eu já criei”. Citou em uma das suas obras o poeta cordelista Rena Bezerra. De fato, o seu trabalho é digno de admiração e por isso, a equipe gestora da escola Tomé Francisco convidou-o para participar da abertura do Festival Literário com os pais, na quinta-feira, 22 de maio. Na ocasião, o poeta Rena homenageou a Escola Tomé Francisco com a publicação de um excelente cordel.