quarta-feira, 3 de setembro de 2014

SEMANA DA PÁTRIA, CIVISMO E CIDADANIA


  Numa época em que Civismo é palavra desconhecida e cidadania é sinônimo de revolta e insatisfação com o poder público, não podemos deixar morrer a semente do respeito à Pátria como dever do cidadão. Por isso, na escola Tomé Francisco esses valores ainda são preservados: não um civismo cego, mas consciente de que a sociedade pode promover mudança social, sendo que para isso não precisa quebrar, nem vandalizar os bens públicos. Reclamar sim, mas com respeito e consciência cidadã.
     Diante do exposto, uma equipe de professores trabalharam o Projeto Semana da Pátria e Cidadania, de forma interdisciplinar nas turmas do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nesse projeto, o resgate dos símbolos nacionais, o conhecimento histórico e crítico do contexto da independência relacionado à realidade atual foram alguns dos temas trabalhados. O conhecimento e a interpretação da letra do nosso hino foi amplamente estudado nas aulas de Língua Portuguesa, as formas geométricas das bandeiras, a simbologia do escudo exploradas nas aulas de Arte e Matemática, o contexto histórico nas aulas de História, a realidade atual, inclusive as eleições, nas aulas de Sociologia. PARABÉNS, PROFESSORES PELA INICIATIVA!
      Foram muitos os frutos desse projeto e agora os alunos da Tomé cantam o Hino Nacional sabendo o que estão dizendo e demonstrando o devido respeito no hasteamento da Bandeira Nacional. 
     O costume brasileiro tem sido cantar o Hino Nacional apenas em competições esportivas. Mas na Tomé Francisco a história é bem diferente. Hino e Bandeira são símbolos da cidadania brasileira. e semana da Pátria é tempo de lembrar que mesmo em meio a tantos problemas, o Brasil ainda é uma nação livre e soberana. Aprendamos essa lição! 
     

TEXTOS DA OLIMPÍADA CLASSIFICADOS NA FASE MUNICIPAL

Todos os textos enviados para a comissão municipal foram classificados e representarão a Escola Tomé Francisco e o município de Quixaba na fase estadual.

Na última terça-feira, 02/09, foi realizada a reunião da comissão Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa, na Secretaria municipal de Quixaba para proceder a escolha dos 04 textos que prosseguem para a etapa estadual. Três escolas participaram da seleção: a Escola Tomé Francisco, a Veríssima D’Arc e a Manoel Joaquim de Santana. Os textos pertencentes a 04 gêneros: poema, memórias, crônica e artigo de opinião passaram por análise critérios de acordo com os parâmetros predeterminados para cada gênero pela coordenação da OLP. 07 avaliadores participaram da comissão, sendo a maioria professores com formação em Letras.
Todos os textos da Tomé foram escolhidos por estarem mais de acordo com os critérios, sendo os únicos textos do município a permaneceram na competição.

PARABÉNS AOS ALUNOS, PROFESSORES, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO POR MAIS UMA EMPREITADA VENCIDA. CONFIRA OS VENCEDORES, SUAS RESPECTIVAS PRODUÇÕES E SUAS PROFESSORAS:

POEMA

Texto:  MINHA PRINCESA EM VERSOS

Aluna: Anathany Salvador Serafim da Silva

Professora: Mônica Lima Fernandes



MEMÓRIAS LITERÁRIAS

Texto:  MARCAS DE UMA VIDA
Aluna: Emanuelle de Oliveira Andrade
Professora: Cristiane Patrícia de Lima


CRÔNICA

Texto:  A LAGOA MISTERIOSA
Aluna: Érica Michelle da Silva Maia
Professora: Jaciara Pedro dos Santos


ARTIGO DE OPINIÃO

Texto:  PROSTIUIÇÃO INFANTIL - UMA TRISTE REALIDADE
Aluno: Matheus Jeff Almeida da Silva
Professora: Silene Carlos de Oliveira Paiva