quinta-feira, 21 de novembro de 2019

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A consciência não tem cor, nem sexo, nem preconceito, nem raça ou etnia.A consciência devia ser a ética  suprema de todo ser racional.                       Evan Ducarmo
                
Dia da Consciência Negra é comemorado em todo território nacional em 20 de novembro. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão no nordeste.
Na escola Tomé Francisco, durante todo o ano se discute temas alusivos aos direitos humanos, buscando promover uma educação cidadã e desenvolver nos estudantes um espírito de repulsa a qualquer tipo de discriminação e preconceito.
No período de 11 a 20 de novembro, os debates sobre a importância de reconhecer, valorizar e respeitar a contribuição do povo afro-brasileiro para a construção do nosso país se intensificaram.
O tema foi abordado nas disciplinas História e Arte no Ensino Fundamental e Médio  e Língua Portuguesa( Ensino Médio).
Para aprimorar as discussões, a sequência didática de História e Arte contemplou apreciação e discussão de músicas e vídeos, roda de leitura, mesa redonda, análise do contexto histórico , produção de mosaicos, cartazes e scrapbook , entre outras atividades.

Em Língua Portuguesa, os alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio vivenciaram uma sequência didática, a partir da leitura do livro “Esse Cabelo”, de Djaimilia Pereira de Almeida. O livro conta a história de uma menina que sofre preconceito racial, a partir do seu cabelo crespo, até pela própria família, que busca constantemente formas de alisar o seu cabelo. A autora é descendente de mãe africana e pai português, o que torna sua situação de negra mais difícil ainda, já que passa a residir em Portugal, país de maioria da população branca.
A sequência didática contemplou todos os eixos do ensino de Língua portuguesa: após a leitura do livro, foi realizada uma Mesa redonda, com o tema do preconceito racial na atualidade. Foram também desenvolvidas atividades de interpretação de fragmentos do livro, estudo do vocabulário da obra, comparando os vocábulos da língua portuguesa de Portugal, contidos no livro com o português do Brasil. Como produção escrita, foi proposta aos alunos a produção de uma resenha crítica da obra.  A obra “Esse cabelo” é parte integrante do Programa PNLD Literário do MEC.
            Os trabalhos foram coordenados pelas educadoras de apoio Maria do Bom Conselho Fernandes e Rosineide Alves e ministrados em sala de aula pelas professoras Kenia Giseli, Adriana Medeiros, Dirlande Medeiros, Kassia Shizane, Ana Paula Fernandes Cristiane Patrícia e Juliete Henrique.