quarta-feira, 28 de maio de 2014

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO NA PROGRAMAÇÃO DO INTERCÂMBIO PERNAMBUCO – MATO GROSSO DE DIRETORES ESCOLARES.


                Na quarta-feira, 21 de maio, a equipe da Escola Tomé Francisco da Silva recebeu a coordenadora do Prêmio de Gestão Escolar Carla Cavalcanti, juntamente com uma equipe de diretores intercambistas. 05 deles, visitantes de Cuiabá, Mato Grosso: Maria Helena Rodrigues, Maria Lúcia da Silva, Ivone de Melo Schmidt, Rosana Aparecida Caire da Silva, Marcos Morandi, os atuais vencedores do Prêmio Nacional de Gestão escolar 2013. Da rede estadual de Pernambuco, 03 gestores 1º, 2º e 3º lugar das Escolas Destaques Estadual e Regionais do Prêmio Gestão Escolar 2013: Maria Nazareth Valgueiro Carvalho – Escola de Jatobá – Maria Perpetua Teles Monteiro – EREM de Garanhus – Êda Cabral – EREM de Bezerros. Na ocasião, marcou presença ainda, a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú, Cecília Patriota, acompanhada de Mônica Marques e Fabíola, com também, o gestor da GRE de Garanhuns, Paulo Lins.
          O objetivo da visita foi fazer com que o grupo de gestores vivenciasse um dia letivo na Escola Tomé Francisco da Silva, também REFERÊNCIA NACIONAL EM GESTÃO ESCOLAR. Pela manhã, os gestores participaram do CAFÉ LITERÁRIO, visitaram as salas temáticas do projeto “O Prazer de Ler”, testemunharam a interação da família com a escola, conversaram com integrantes do colegiado da instituição. Na parte da tarde, os visitantes observaram o fluxo de saída e chegada dos estudantes, conheceram as oficinas do LITERART, projeto do Ensino Médio e participaram de uma reunião com a equipe gestora da Escola Tomé Francisco para troca de experiências sobre Gestão e liderança. “ Sempre que venho a Escola Tomé Francisco fico emocionada com a qualidade do ensino aqui ofertada”, disse Carla Cavalcante. Os gestores de Cuiabá, além de agradecerem a recepção, pronunciaram palavras de elogios a instituição, inclusive com interesse de ampliar o intercâmbio de experiências entre as escolas dos dois estados. “Fico feliz em contribuir com a melhoria da educação e de defender a idéia de que a escola pública de qualidade social pode sim, ser possível”. Disse o gestor Ivan.



CAFÉ LITERÁRIO 2014 – FAMÍLIA E ESCOLA PARCEIROS NA FORMAÇÃO DE LEITORES.

Pais emocionam crianças e platéia com apresentação teatral.

           Na quarta-feira, 21 de maio, o pátio interno da escola Tomé Francisco amanheceu ornamentado com livros e com a organização de um delicioso café da manhã para recepcionar os pais das crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O motivo? A realização do CAFÉ LITERÁRIO 2014. Ocasião em que os familiares das crianças participam das atividades de formação de leitores. A dinâmica é bastante interessante: as crianças oferecem livros aos pais e esses vão ler nas turmas dos seus filhos. No final, recebem um certificado de participação. Mas este ano, a inovação emocionou as crianças e a platéia. Cerca de 50 pais apresentaram a peça teatral – A MENINA QUE ODIAVA OS LIVROS.

         O teatro já havia sido apresentado pelas crianças, mas a versão apresentada pelos pais trouxe ingredientes diferentes. Uma manhã em que a escola e a família ofertaram as crianças CAFÉ COM LEITURA, ENCANTO, FANTASIA E MUITO AMOR.