quinta-feira, 29 de outubro de 2015

05 ALUNOS DA TOMÉ CONQUISTAM MEDALHA NA OBA 2015

 “Acredite nos seus sonhos, estude muito, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Esta é a maneira de transformar em realidade aquilo que a maioria pensa ser impossível!”
Marcos Ponte- Primeiro Astronauta Brasileiro.


             A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
            27 alunos do Ensino Fundamental e 35 do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva participaram da OBA. A avaliação foi feita na própria escola, em uma única fase. A professora representante Josineide Quidute da Silva e o coordenador Diego Kennedy dos Reis, foram os responsáveis pela OBA e A MOSTRA DE FOGUETES NA ESCOLA.

         Todos os alunos inscritos receberam um certificado de participação impresso com o seu nome e 05 deles conquistaram medalhas ( 01 de prata e 04 de bronze).Todos os professores envolvidos no processo, o diretor Ivan e a escola Tomé Francisco também foram contemplados com certificados.

 MEDALHISTAS:


ESTUDANTE
NOTA FINAL
MEDALHA
Pedro Antônio da Silva Costa
7.75
Prata
Maria Enya Ribeiro
7.65
Bronze
Igor Ramon de Carvalho Ferraz
7.6
Bronze
Náfton Michel Pereira de Sousa
7.1
Bronze
João Marçal Medeiros de Sousa
6.75
Bronze

Biblioteca Ariano Suassuna promove oficina de leitura.

                  A leitura serve para quê? Com o objetivo de revisar o descritor da Prova Brasil e SAEPE – “ Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros”, a coordenadora Josilene Quidute, planejou junto com as bibliotecárias, a oficina “ Explorando e aprendendo com um banco de textos” a ser realizada com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, em horário oposto ao das aulas. As atividades propostas levaram os estudantes a reconhecerem o gênero ao qual se refere o texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc.
  • Roda de leitura – avaliar se o aluno compreende qual a função social do texto. A partir da leitura como um todo, ele deve perceber a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos; (Uso de caixa de som, microfone, banco de textos, dado, caixas)
  • Compreensão de textos – estratégia para discutir a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, por exemplo.
  • Simulado oral – identificar em dupla a finalidade dos textos e discutir com o grupo;
  • E por fim, atividade individual envolvendo o descritor trabalhado.


               Durante a oficina, a professora Jaciara e a bibliotecária Marta explicaram que não há apenas um objetivo de leitura para cada texto. O objetivo depende de quem lê. Para algumas pessoas, ler um conto pode ser uma diversão, para outros pode ser um momento de estudo, se, por exemplo, eles estão lendo o conto para fazer o levantamento das características desse gênero textual.
              O importante é o estudante ter contato com textos de gêneros variados: notícias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não só o assunto do texto, mas a sua finalidade. Esse é um dos caminhos para aprender a identificar a finalidade de textos variados.



Escola Tomé Francisco fortalece sua relação com as famílias

Palestra sobre drogas com a Dr. Andréia, juíza de Direito, e conversa sobre como acompanhar o desempenho escolar são algumas das estratégias utilizadas pela escola para fortalecer a  aproximação com os pais.
          O principal objetivo da escola é desenvolver um processo educativo que equilibre qualidade com equidade. Nessa empreitada, a relação escola-família surge como um fator chave, pois mesmo que não haja uma comprovação científica da influência direta dessa interação na melhoria do aprendizado dos alunos, inúmeras pesquisas no Brasil e no exterior têm mostrado que as condições socioeconômicas das famílias, suas expectativas, a maneira como valorizam a escola e como legitimam o papel dos educadores são fatores que influenciam o desempenho.
         A equipe da Tomé sabe da importância de contar com a parceria dos pais, por isso planeja estratégias diversificadas para fortalecer os laços. Na reunião dessa terça-feira, 27/10, a partir das 14 horas, a pauta, além de recheada de informações referentes ao final do III bimestre e programação para o IV, como: calendário escolar, entrega de boletins, revisão de normas do Regimento Interno, agenda das avaliações externas, festas e solenidade de Conclusão, o grupo contou com uma palestrante de alto gabarito, preparada para esclarecer algumas dúvidas sobre as drogas e suas consequências na formação da criança e do adolescente.
           Na sua palestra, Dr. Andréia enfatizou bastante a importância do afeto na relação pais e filhos. Aconselhou as famílias a acompanharem de perto o desenvolvimento das crianças e adolescentes, mostrando a importância do diálogo e dos limites. Fez um paralelo entre o papel dos pais e da escola na promoção da educação.  Apresentou exemplos de famílias que enfrentam o grande problema de drogas na adolescência, inclusive lamentando a dificuldade de superá-lo. Informou da necessidade do pai procurar ajuda profissional de psicólogos e assistentes sociais quando detectar alguma alteração de comportamento do seu filho; e por fim, disse que quando a polícia entra no caso já não é mais para educar, mas apurar, finalizar e responsabilizar; daí a importância de “Vigiar e orar”, ditado popular que a magistrada utilizou para reforçar o papel das famílias.
        A reunião contou com cerca de 450 pessoas, 95% dos pais dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Na avaliação de Ivan, gestor da escola, os objetivos em pauta foram atingidos, pois todos os assuntos tratados foram de interesse de todos.