quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Biblioteca Ariano Suassuna promove oficina de leitura.

                  A leitura serve para quê? Com o objetivo de revisar o descritor da Prova Brasil e SAEPE – “ Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros”, a coordenadora Josilene Quidute, planejou junto com as bibliotecárias, a oficina “ Explorando e aprendendo com um banco de textos” a ser realizada com as turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, em horário oposto ao das aulas. As atividades propostas levaram os estudantes a reconhecerem o gênero ao qual se refere o texto-base, identificando, dessa forma, qual o objetivo do texto: informar, convencer, advertir, instruir, comentar, divertir, solicitar, recomendar, etc.
  • Roda de leitura – avaliar se o aluno compreende qual a função social do texto. A partir da leitura como um todo, ele deve perceber a intencionalidade do autor, isto é, seus propósitos; (Uso de caixa de som, microfone, banco de textos, dado, caixas)
  • Compreensão de textos – estratégia para discutir a diferença entre relatar uma informação ou informar algo, por exemplo.
  • Simulado oral – identificar em dupla a finalidade dos textos e discutir com o grupo;
  • E por fim, atividade individual envolvendo o descritor trabalhado.


               Durante a oficina, a professora Jaciara e a bibliotecária Marta explicaram que não há apenas um objetivo de leitura para cada texto. O objetivo depende de quem lê. Para algumas pessoas, ler um conto pode ser uma diversão, para outros pode ser um momento de estudo, se, por exemplo, eles estão lendo o conto para fazer o levantamento das características desse gênero textual.
              O importante é o estudante ter contato com textos de gêneros variados: notícias, avisos, anúncios, cartas, artigos, entre outros, evidenciando não só o assunto do texto, mas a sua finalidade. Esse é um dos caminhos para aprender a identificar a finalidade de textos variados.