quarta-feira, 14 de junho de 2017

SHOW DE TALENTOS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO “LITERARTE”

O projeto LITERARTE 2017 foi um sucesso. Dinamismo, inovação, dedicação da gestão, coordenadores, professores e alunos, puderam ser comprovados na excelência das apresentações na Culminância realizada na tarde do dia 07 de junho. O sonho de materializar valores e critérios que educam para vida. Se educar é formar cidadãos de valor. Os estudantes da Escola Tomé Francisco mostraram sua capacidade de expressão nas diversas linguagens, aprendendo e ensinando.
A OFICINA DE MATEMÁTICA – CAINDO NA REAL, trouxe duas apresentações: ·.1º ano C, professor Sebastião. Teatro a partilha das laranjas. E o 2º ano B, professora Bom Conselho Silva. Dramatização – os desafios de tio Anacleto.
A OFICINA: OS OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO: JUNTOS SOMOS MAIS FORTE, sob a coordenação da professora Maria do Bom Conselho Fernandes, a turma do 2º ano A apresentou um lindo musical - WE ARE THE WOLD.
A OFICINA: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E VIDA NO PLANETA apresentou uma REPORTAGEM DE TV SOBRE O TEMA – Agricultura sustentável e vida no planeta, sob a coordenação da professora Iranete. O 3º ano B emocionou o público com a apresentação do MUSICAL – SOL DA TERRA, fruto da mesma oficina, mas coordenado pelo professor José Neto.
A OFICINA: DESDOBRAMENTOS DAS VANGUARDAS MODERNAS NA ARTE BRASILEIRA. Surpreendeu! O talento dos jovens do 3º ano A aflorou ao desfilaram as Telas Vivas com uma coreografia da música Tropicália, direção da professora Kássia.
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA encantou o público com a apresentação de autores da Literatura Brasileira. O 1º ano A, professora Socorro Sousa trouxe um  sarau com poemas de Luiz Vaz de camões. E 2º ANO C – professora Juliette, um teatro musical – Capitu – obra de Machado de Assis.

 As apresentações tiveram o apoio de Sabrina (Monitora do Novo Mais Educação, oficina de dança), do aluno do 3º ano B, Vinícius, apoio técnico nas gravações e Ramon, apoio técnico no som. Parabenizamos todos os professores, alunos, coordenação e gestão. O empenho e a dedicação de todos fez da culminância do projeto um evento cultural proveitoso e de excelência.















PROJETO O PRAZER DE LER: TURMAS DO 9º ANO FAZEM A ABERTURA DA CULMINÂNCIA DAS OFICINAS NO TURNO TARDE.

As turmas do 9º ano (A e B do Ensino Fundamental) participaram das 05 oficinas do Projeto o Prazer de Ler, mas produziram duas apresentações para a culminância no dia 07/06.
O 9º ano A, sob a coordenação da professora Socorro Francisco apresentou um belíssimo desfile Temático OS OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO: JUNTOS SOMOS MAIS FORTE.
O 9º ano B, sob a direção da professora Edinete Cipriano fez uma dramatização com uma coreografia, fruto da oficina: O PODER DE CURA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA.

As duas turmas fizeram a abertura da culminância do turno da tarde, encerrando as apresentações do Projeto “O Prazer de Ler”. Em seguida, as turmas do Ensino Médio iniciaram a Culminância do Projeto LITERARTE.









PROJETO O PRAZER DE LER: SHOW DE INOVAÇÃO NA CULMINÂNCIA DAS OFICINAS

No dia 07/06 aconteceu a socialização dos trabalhos dos projetos O Prazer de Ler, no turno da manhã, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental do 6º ao 8º ano. Os alunos apresentaram teatro, dança, recital, dramatização, desfile, fruto das oficinas de leitura e escrita. O objetivo é de  favorecer a expressão dos alunos nas suas diferentes formas e linguagens, envolvendo as várias áreas de conhecimento.
O 6º ANO A, sob a coordenação da professora Cristiane Patrícia apresentou  a encenação do cordel , fruto da oficina de Língua Portuguesa -DE RIMA EM RIMA VOU TECENDO MEU CORDEL.
O 6º ANO B, sob a direção da professora kenya abrilhantaram a manhã com o MUSICAL – WE ARE THE WOLD, fruto da oficina: OS OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO: JUNTOS SOMOS MAIS FORTE.
Em seguida, o 7º ano A sob a direção das professoras Danúbia e Dirlande apresentaram um belíssimo Recital com o mesmo nome da oficina: O PODER DE CURA DAS PLANTAS MEDICINAIS DA CAATINGA.
A apresentação do 7º ano B, sob a direção da professora Samile, encantou o público com a coreografia MARY POPPINS, fruto da oficina de inglês: A VIDA DE PÁMELA TRAVERS E SUA OBRA LITERÁRIA MARY POPPINS.
Prosseguindo com o evento foi a vez do 8º ano A, sob a coordenação da prof. Daniela. A turma um Recital – Meu País, fruto da Oficina de Língua Portuguesa: Os quadrinhos e a realidade brasileira. A apresentação trouxe um momento de reflexão sobre a situação da crise política vivenciada no país.
Para finalizar, o 8º ano B, sob a coordenação da professora Cida surpreendeu a todos com a Coreografia das formas geométricas, fruto da oficina de matemática.
Uma manhã com arte, dinamismo, inovação e muita aprendizagem.










PROEMI EM AÇÃO: FORRÓ E XOTE PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. O campo de integração curricular Produção e Fruição das Artes, com a professora Kássia, trouxe a temática nas oficinas do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador e assim, surgiu a apresentação dos alunos do 3º ano A que ensaiaram uma coreografia atendendo as características da dança: Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.










PROEMI EM AÇÃO: CANDIDATOS AO GRÊMIO ESTUDANTIL APRESENTAM SUAS PROPOSTAS

 Campo Curricular Protagonismo, a escola deve proporcionar ações de incentivo ao projeto de vida do estudante à atuação e organização juvenil nos seus processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política.
Nas ações didáticas da Escola Tomé Francisco, no I Semestre de 2017, o foco foi trabalhar a importância e o papel do Grêmio Estudantil, o que tem movimentado a participação dos estudantes na construção do órgão colegiado da instituição.
Na segunda-feira, 12/06, as duas chapas candidatas apresentaram suas propostas, coordenados pela professora Edinete Cipriano, Josineide Quidute e o gestor Ivan José Nunes.
A chapa 1 composta pelos estudantes Iago, Isac, Ana Bárbara, Milena, Tarsyla, Caio, Aline, Everton e Vinícius enfatizou a importância de participar do projeto da escola com sugestões de melhoria na área de leitura, esportes, lazer, compromisso, comunicação interna e externa, entre outros, “ Nosso objetivo é levar as reclamações e sugestões de todos à direção e conseguir mudar as coisas”, disse Iago, candidato a presidente do Grêmio.
A chapa 2 composta pelos estudantes Rodrigo, Guilherme, Gabriel, Luanderson, Aléxia, Helder, Leandro, Rafael Magno e José Gabriel, também apresentou suas propostas, abordando temática e ações voltadas para o esporte, lazer, qualidade do ensino, funcionamento dos espaços ( laboratório de informática e biblioteca), valores e comunicação
“O grêmio estudantil será eleito por vocês, sendo assim estaremos sempre do lado do estudante, desde que esteja sofrendo algum tipo de injustiça ou por parte de colegas da escola. E principalmente o grêmio deve ser  um amigo de todos. Estamos aqui para fazer a diferença no bem, no certo; pois para o mal e o errado já temos quem faça essa diferença. Todos os direitos dos alunos serão assegurados por nós e os deveres e os deveres exercidos também”, palavras de  Luanderson Bryan de Paula e Silva, candidato ao Grêmio pela chapa 2.

O próximo passo é preparar a eleição e eleger os candidatos para legitimar a representação dos estudantes na Escola Tomé Francisco da Silva.








Banda Musical e atletas da Escola Tomé Francisco participam da abertura dos 42º Jogos Escolares – Fase Regional – Afogados da Ingazeira.

Na tarde do dia 09 de junho, sexta-feira, a Banda Musical da Escola Tomé Francisco da Silva regida pelo maestro Felipe abrilhantou a Abertura dos 42º Jogos Escolares, fase regional, com a organização da GRE do Sertão do Alto Pajeú em Afogados da Ingazeira. A concentração aconteceu na Praça Arruda Câmara. De lá, seguiram em desfile pelas principais ruas da cidade até o centro desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida. Muitas pessoas saíram na rua para assistir a banda passar. Assim como, um grande público prestigiou os atletas de todas as escolas jurisdicionadas a GRE na apresentação das delegações de cada instituição.

A Escola Tomé Francisco incentiva a prática de esportes e apoia os seus atletas nas diversas competições. O gestor Ivan Nunes, o professor Gleydson Medeiros e outros profissionais participaram da solenidade de Abertura. Um evento muito bem organizado pela equipe da GRE do Sertão do alto Pajeú. “Unindo semelhanças e diferenças, os alunos tornam os jogos individuais ou coletivos, um momento de aprendizado, de crescimento pessoal. É a aprendizagem rompendo as barreiras da sala de aula, dos livros. É a aprendizagem acontecendo na quadra, no campo, nas pistas de corrida”, diz a GRE em nota.