sexta-feira, 28 de junho de 2013

Escola Tomé Francisco adere aoprograma de incentivo a talentos do esporte na escola.

Com o objetivo de descobrir talentos e transformá-los em atletas olímpicos, o professor de educação física Marconiel Pereira e o gestor Ivan Nunes realizou a I Etapa de adesão do Programa Atleta na Escola. A seleção dos alunos ocorreu nesta quarta-feira, 26/06, no Estádio Municipal de Princesa Isabel O Gonzagão. Para garantia do sucesso da competição esportiva dos atletas da escola Tomé Francisco foi estabelecido uma parceria com a Prefeitura Municipal de Princesa Isabel que forneceu o local das provas. A Secretaria de Saúde de Quixaba disponibilizou uma ambulância e profissionais para atenderem qualquer eventualidade. A iniciativaentre os ministérios do Esporte e da Educação promoveráuma série de competições esportivas em várias escolas de ensino básico do País. As disputas irão evoluir para etapas municipais, estaduais e, por fim, uma competição nacional.
O foco este ano é nas competições de atletismo. Cerca de 100 estudantes participaram das disputas: corrida de velocidade, corrida de resistência e salto. Desses foram selecionados os jovens para competirem na II Etapa – Municipal, onde vão disputar vagas para a III Etapa – Estadual. Ao final do ciclo de competições, que, em 2013, termina em novembro, serão selecionados jovens para treinamento visando ao alto rendimento. Ainda não há, no entanto, uma definição de como isso será feito, ainda que o Ministério da Defesa já tenha disponibilizado instalações para formação desses atletas.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou a importância de implantar uma cultura esportiva entre os jovens do País. “Com isso, estamos construindo a perspectiva de deixarmos um legado das Olimpíadas e da Copa, que é esse espírito olímpico na sala de aula, nas nossas escolas”.