segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

TOMÉ FRANCISCO EM SINTONIA COM O NATAL.

            O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração.
         Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
        Na Escola Tomé Francisco o período natalino não pode ser esquecido e por isso, quando chega dezembro, o ambiente dessa instituição ganha uma ornamentação natalina. “O objetivo é que a escola esteja adequada a cada época do ano, especialmente nesse período. Além de decorar, os enfeites simbolizam alegria, paz e esperança”. Disse o gestor Ivan, satisfeito com a aprovação da equipe e dos visitantes.







CRIANÇAS DO 5º ANO TRANSBORDAM DE ALEGRIA NO PASSEIO EM TRIUNFO.

      A alegria faz parte do ser humano e não é só Paulo Freire que o diz. A descoberta do riso, da brincadeira foi um grande passo na evolução humana. Na escola Tomé Francisco a alegria faz parte do currículo. E as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental puderam aprender muito no encontro marcado em Triunfo na sexta-feira, 06 de dezembro.
    Uma equipe composta por pais, professores ( Mônica, Jaciara, Adriana, Edmilson), gestão ( Ivan, Josilene) funcionários ( Diego, Ana) acompanhou cerca de 70 crianças que aproveitaram o dia no Águas Parque para se divertirem, conversarem e registrarem na memória um acontecimento estudantil que não será esquecido, pois cada um buscará resgatar nas suas lembranças os acontecimentos marcantes ao lado dos colegas e este, com certeza, será um desses.
   “O objetivo é ser feliz; o momento para ser feliz é agora: o lugar pra ser feliz é aqui”. Esse provérbio Inglês nos mostra o quanto a Escola Tomé Francisco investe na felicidade das crianças. O resultado está sendo colhido tanto na formação de valores como na proficiência dos estudantes.
    O passeio é uma das comemorações pela conclusão do Ensino fundamental I. A Solenidade de conclusão será realizada no dia 20 de dezembro.





Projeto Minha Escola, Uma Excelente Escola produz vídeo da Tomé como exemplo de boa prática pedagógica de Pernambuco.


A Série de 13 vídeos com boas práticas pedagógicas na rede estadual de Pernambuco foi exibida para multiplicadores de GREs e escolas, a educadora de apoio Josilene Quidute participou desse encontro.

            A Série de vídeos elencando experiências educacionais bem-sucedidas na rede estadual, o projeto Minha Escola, Uma Excelente Escola – Construindo Excelência em Gestão Escolar  formou agentes multiplicadores de boas práticas pedagógicas nas escolas. O encontro aconteceu na terça-feira (3) e seguiu até esta quinta-feira (5), no Hotel Canarius, em Gravatá. O Minha Escola, Uma Excelente Escola é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEE) e a Fundação Gilberto Freyre.
         Na formação, foram exibidos os 13 vídeos com boas experiências em áreas como empreendedorismo, cultura, artes, esportes, educação ambiental, inovação, cidadania, e incentivo à leitura. Os vídeos são resultados da compilação de 90 projetos e mais de 300 depoimentos de gestores, professores, técnicos escolares, alunos e pais ou responsáveis.
          A Escola Tomé Francisco da Silva, referência Brasil 2012, foi contemplada no projeto com um vídeo sobre o trabalho da escola, o qual alinhou as ações e os resultados, mostrando que esta é UMA EXCELENTE ESCOLA, um exemplo a ser multiplicado em toda rede de ensino, no Brasil e no mundo. A educadora de apoio Josilene Quidute será uma das multiplicadoras do projeto.

              A formação foi ministrada por servidores da SEE – que, por sua vez, também foram capacitados. O projeto mostra que a iniciativa de educadores e alunos pode transformar a realidade escolar. Essas práticas, nascidas da iniciativa e da criatividade de professores e estudantes, precisam ser socializadas em toda a rede de ensino.