sexta-feira, 8 de abril de 2016

MEC lança 'Hora do Enem', programa de TV e plataforma de estudos.

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (5) a "Hora do Enem", programa de TV e plataforma de estudos voltados para preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que as ações serão desenvolvidas por parceiros e os conteúdos não terão relação direta com o banco de dados ou com o que está em produção pelo Inep para as próximas provas do Enem.
"É uma parceria com o Sistema S. Os custos são todos dessa parceria", disse Mercadante, sem citar valores.
O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas (Descomplica, QG do Enem, FGV Ensino Médio e Pitágoras). Os programas começam em maio.Já plataforma online usa em seu lançamento a estrutura do Geekie Games.
Nesta plataforma estarão simulados, planos de estudos e videoaulas. Mercadante diz que as ações da "Hora do Enem" são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes públicas e privada.

Programas e plataforma

Os programas na TV da "Hora do Enem" serão transmitidos pela TV Escola e 40 emissoras parceiras (sobretudo educativas e comunitárias). A grade prevê matemática às segundas-feiras, ciências humanas às terças-feiras, linguagens às quarta-feiras, ciências da natureza às quintas-feiras, e redação às sextas-feiras.
Já a plataforma online de estudos - que incluirá simulados, planos de estudos e videoaulas - já está acessível desde esta tarde. No site estudantes concluintes do 3º ano poderão se cadastrar e indicar suas metas. A partir dos dados, o sistema do Geekie Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.
O conjunto de vídeos online foi apelidado pelo ministro Mercadante de MECFlix e estará disponível a partir de 30 de abril. "Em vez de ver filme no Netflix, que ele venha estudar no MECflix", brincou o ministro. Mercadante ressaltou que o 1º "simulado oficial" vai ser realizado em 30 de abril. Além dele, mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.
As inscrições já estão abertas: quem acessa o site da "Hora do Enem" é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geekie Games.