quinta-feira, 9 de maio de 2013

PREMIAÇÃO EM GRANDE ESTILO


Equipe dos Correios de Pernambuco premia as alunas vencedoras do Concurso Internacional de Cartas 2013 – solenidade marcada pela presença de autoridades, corpo docente e discente da escola e famílias das alunas escritoras.

   08 de maio de 2013: data que ficará na história da Escola Tomé Francisco. Desta vez, a escola mostra sua eficiência  em formar cidadãos capazes de expor ideias e pontos de vistas em torno de temas relevantes para a humanidade.

    Água: recurso precioso, tema que as alunas MAÍRLA MARINA FERREIRA (vencedora nacional) e JÚLIA YONE PEREIRA (3º lugar estadual), vencedoras do concurso Internacional de Cartas 2013 tão bem souberam abordar, em forma de alrta aos jovens _ interlocutores das cartas por elas produzidas.

     A cerimônia de premiação contou com as presenças ilustres do Diretor dos Correios de PE, Pedro Luiz Mota Soares; do integrante da comissão Julgadora Estadual, José do Carmo Marinho; de representações regionais do Correios, como o gerente Aguinaldo Firmino e a gerente Emiliana Ferreira. Para abrilhantar a homenagem, estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação do Estado, como a Secretária Executiva de Gestão da Rede, Cecília Patriota; a gestora da GRE do Sertão do Alto Pajeú, Josefa Rita de Cássia Lima; gerente da UDE, Mônica Marques e mais duas técnicas da Regional. Na platéia, alunos, professores e as famílias das alunas homenageadas.
Após as boas-vindas do gestor, Ivan Nunes, a cerimônia teve início com o Hino Nacional Brasileiro, seguido de uma apresentação cultural das pequenas bailarinas da Tomé (alunas do 5ºano) que, ao som da música “Asa Branca”, ensaiaram passos firmes e graciosos, lembrando o drama da seca, e ao mesmo tempo comemorando a chegada da chuva no sertão.

 Em seguida proferiram-se alguns discursos, onde foram enfatizados aspectos importantes que levaram as alunas Maírla e Júlia a galgarem os degraus do sucesso: mediação do professor, apoio da coordenação pedagógica e da gestão, esforço das alunas que sabem aproveitar cada oportunidade de aprendizagem na sua trajetória estudantil. O diretor dos Correios, Pedro Luiz Mota, falou da importância do concurso e dirigiu-se aos jovens estudantes presentes: “a marca do jovem é a ousadia, vocês são capazes de transformar o mundo”. A Secretária Executiva de Gestão da Rede, Cecília Patriota lembrou que a Escola Tomé Franscisco mais uma vez se destaca pelo compromisso de promover educação de qualidade: “em todos os lugares por onde estou passando, em companhia do Secretário de Educação Ricardo Dantas, ouço falar bem da Escola Tomé Francisco”. A professora da aluna Maírla, Rosineide Alves lembrou que não apenas as duas alunas ganharam com o Concurso, mas todos que participaram, pois exercitaram a escrita em sua plenitude.

Procedeu-se a premiação: a aluna Maírla ganhou um tablet, a aluna Júlia ganhou uma câmera fotográfica, além de certificado. Cecília Patriota entregou às alunas um Cartão de Parabéns, enviado pelo Secretário de Educação do estado, Ricardo Dantas. A escola também foi premiada com um microcomputador de mesa e uma impressora pelos dois lugares alcançados.
Em outubro, a aluna Maírla receberá o Prêmio Nacional, em Brasília, na sede dos Correios.