quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

DÉBORA E SUA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NO CANADÁ


Estou no Canadá há 3 meses e já passei por muitas coisas... Coisas que nunca pensei que viveria!!
   Um intercâmbio é o conhecer de um mundo totalmente diferente do seu. Com pessoas diferentes, costumes diferentes e principalmente com uma língua diferente da sua. Você consegue perceber que é gente em qualquer lugar do mundo e você se sente capaz de conhecer o mundo com total independência. Sem contar na maturidade adquirida nesse tempo que você torna-se responsável por si mesmo, longe dos mimos dos pais.
    
       Do dia que cheguei aqui até hoje muitos foram os acontecimentos... "Picture Day", "Terry Fox Run", "Remembrance Day","Thanksgiving", "Halloween" e estamos para vivenciar o natal. 
No "Picture Day" todos os alunos tiram fotos na escola para guardar de recordação. O "Terry Fox Run" é uma corrida pelas pessoas com câncer, principalmente crianças.O "Remembrance Day" é um dia em homenagem aos soldados da 1ª e 2ª guerra mundial que lutaram pelo Canadá. No Halloween saímos nas casas falando a famosa frase dos filmes "gostosuras ou travessuras", mas em inglês... Thanksgiving Day, dia de ação de graças.

          A cada dia me apaixono mais pelo Canadá... A neve é um sonho... Às vezes fico horas e horas admirando a beleza desse país.

       A escola é muito boa e minhas notas nesse bimestre foram excelentes... Todos aqui me parabenizaram bem ótimo desempenho, acho que alguns pensavam que os brasileiros tinham menos capacidade e demonstram ficar surpresos pelas boas notas.
      A única coisa que não gosto muito é de praticar esportes, mas aqui estou aprendendo a gostar... Já joguei vôlei, Tênis de Quadra, Basquete e também fiz patinação (primeira vez)... Patinar é muito bom, mas tive que contar com a ajuda de minha amigas canadense.

      As pessoas aqui são muito legais, todas querem falar com você e fazer com que você fale o máximo que poder. E sempre estão a sua disposição para ajudar no que for preciso. No dia de ação de graças fui para Colombia Icefields, onde vi pela primeira vez a neve.
Fui para o jogo do High School Hockey nessa última sexta-feira, onde o time da minha escola ganhou (Os Broncos).

           Estou amando minha experiência aqui, mas estou com muita saudade das pessoas que ficaram ai no Brasil. Os dias aqui estão se acabando e está chegando o dia de retornar pra minha vida de antes com todas as pessoas que eu gosto do meu lado. Já ia esquecendo, a Tomé Francisco está conhecida até no Canadá...

            Tivemos também um encontro de intercambistas no boliche e reencontrei outros intercambistas que viajaram comigo para o Canadá... Foi muito bom. E pra quem não sabe o que é realmente ser um Intercambista vou dizer algumas coisas...

Ser INTERCAMBISTA é nascer de novo, é começar tudo do zero, é sentir saudades, é aprender a valorizar o que se tem. É ter medo, é saber cuidar de si mesmo quando ninguém mais pode estar ali com você. É inventar sobre você e seu país, é fazer qualquer encontro com intercambistas se tornar a maior festa. É sair ridículo de casa, afinal, eu sou estrangeiro. É querer conhecer o mundo com uma mochila, é sentir falta das coisas mais idiotas, das comidas mais simples, das pessoas mais amadas. É passar um dia chorando em casa e no outro rir até não aguentar mais. É criar amigos, criar uma nova família que você nunca vai esquecer. É ficar feliz com pouco, é fazer festa por nada. É ter sentimento iguais uma gangorra, onde você não tem o controle quando está em cima ou embaixo. Enfim, é vivenciar uma nova vida.

Muitas saudades do meu querido 2º "A"... E ano que vem é Terceirão, se Deus quiser... Todos juntos para mais um ano de estudos, que talvez seja o último que estejamos todos juntos. Pois a partir dai cada um vai seguir seu caminho sozinho, caminhos diferentes, mas que podem se cruzar pelas estradas desse mundão em que vivemos... Beijos e mais beijos para todos vocês amigos de tantos anos e de tantos momentos compartilhados. Amo vocês.

Logo estarei de volta para melhor escola pública do Brasil. Minha Escola, meu orgulho.

Que o governo Eduardo campos possa proporcionar a outros alunos o que estou vivenciando aqui no CANADÁ.

Débora Maria...







Consulta pública para escolha de diretores e adjuntos ocorre sexta (07)


Todos os candidatos participaram do Progepe


A consulta pública para a escolha dos diretores e diretores adjuntos das escolas da rede estadual de educação ocorre na próxima sexta (07). Na semana passada, houve debate e apresentação dos planos de gestão escolar para o biênio 2013/2015.
Todos os candidatos participaram do Programa de Formação Continuada de Gestores Educacionais de Pernambuco (Progepe). Esse programa constituiu-se de um processo com três etapas. A primeira delas foi a seletiva, que compreendeu um curso de qualificação de 180 horas para todos os candidatos, seguido de uma avaliação em conhecimento de gestão escolar. Após a aprovação nessa etapa, os professores foram considerados aptos a continuar na disputa, que segue, nesta sexta (07), com a etapa consultiva.
O objetivo é fazer com que o exercício da função atenda as demandas e competências específicas necessárias. De forma pioneira, Pernambuco estabelece novos critérios e procedimentos para a seleção, que incluem o curso de aperfeiçoamento, bem como a consulta junto à comunidade escolar e a formação de especialização ou mestrado para os diretores escolares eleitos.
Confira aqui a Relação dos Candidatos Inscritos para a Função de Representação de Diretor Escolar.

VISITA DOS MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL DO FUNDEB E DA UNDIME/PE NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.


                Manoel José dos Santos e Sandra Rejane Fontes Marquim, membros do Conselho Estadual do FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorização do Magistério e Gustavo César Barros Amaral, secretário de educação de Tabira e membro da UNDIME/PE – União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação chegaram a Escola Tomé Francisco da Silva na quinta-feira, 06 de novembro para conhecerem de perto o trabalho divulgado pela mídia e que projetou a conquista do Prêmio Destaque Brasil. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com o governo, à sociedade, família, a criança e o jovem, são tratados nas reuniões das instituições das quais os visitantes fazem parte, por isso conferir a prática pedagógica desenvolvida em escolas virtuosas torna-se de suma importância para enriquecer o debate.
                O grupo de Conselheiros gostou de tudo que observou na escola, desde os murais ao trabalho em sala de aula, todos demostraram visualizar a sinergia da equipe de profissionais e estudantes, conforme entrevista concedida aos Blogueiros da Tomé:
         “O que mais me chamou atenção nessa escola foi o entusiasmo dos estudantes pela matemática. O trabalho dos profissionais é excelente! Quando se chega á excelência na gestão da educação pública, não há muito o que pontuar”.
Gustavo César Amaral.
         “O envolvimento do corpo docente, discente e família na escola me faz confirmar que aqui existe um trabalho espetacular”.
Manoel José dos santos.
         “Os resultados da escola já demonstram sua eficiência e comprova que nela existe uma prática pedagógica exitosa. Fiquei encantada com a sintonia da equipe gestora, a motivação e satisfação dos professores e alunos. Essa escola demonstra na prática que é possível construir uma educação de qualidade social”.
      Sandra Rejane Pontes.
             O gestor Ivan ficou muito satisfeito com as considerações e a conversa com o grupo e disse que os desafios em continuar projetando uma escola ideal ainda são muitos, mas sabe do seu compromisso em buscar novos recursos e apoios para manter e/ou elevar esse patamar de excelência.