terça-feira, 29 de maio de 2018

III FEIRA DO CONHECIMENTO ENCANTA E TRANSPORTA PARTICIPANTES PARA O MUNDO DO CONHECIMENTO.

Uma viagem na linguagem, na história, na literatura, na arte, na matemática, no esporte e na cultura: ideias que geraram conhecimento para um futuro melhor.

A III Feira do Conhecimento aconteceu na manhã do dia 25 de maio. O evento transportou os alunos, professores e o público visitante por uma viagem pelo conhecimento. Guiados pelos temas dos estandes foram vividos os momentos mais marcantes e encantadores pelo público.

A exposição do conhecimento decorava e preenchia o ambiente da quadra. Todo o intenso trabalho e dedicação das equipes, coordenadores, alunos e dos professores, desde o trabalho realizado em sala de aula, foram traduzidos em imagens, sons, banes cores e explicações contidas nos estandes da Feira com o objetivo de compartilhar o conteúdo e conhecimento reunidos por meio das pesquisas e trabalhos realizados pelas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A qualidade dos trabalhos e dedicação dos alunos chamaram a atenção dos visitantes. A Técnica de enfermagem Mônica Pereira Leandro elogiou: “Foi realmente um banho de cultura que superou minhas expectativas”.
Os alunos estavam muito bem preparados com um conteúdo de grande qualidade. Propostas como essa são essenciais para ampliar a visão de mundo desses jovens, incentivando o respeito à diversidade cultural e propondo a reavaliação da nossa realidade e dos nossos valores. A coordenadora Josineide Quidute avaliou o evento “Sucesso total”! É preciso se encantar por um projeto tão bonito quanto produtivo! Parabéns professores, alunos, gestão, demais funcionários da escola e pais. Só mesmo a reunião de muita boa vontade, muito esforço e muito talento dariam a esse projeto um resultado tão brilhante.




























PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS, ESCOLAS, PAIS E ALUNOS PARTICIPAM DA III FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Na manhã de sexta-feira, 25 de maio, muitas pessoas passaram pela escola Tomé Francisco da Silva. Algumas chegaram para apreciar e prestigiar seus filhos, como o agricultor Bruno Chatubiar e a professora Vanilda Barbosa. Outros chegaram com seus alunos para participarem dos estandes e adquirirem conhecimentos, como os professores da Escola Manoel Joaquim de Santana: Marlene Andrade, Flavia Edinairan Maranhão e mais 02 professores.
A FEIRA também contou com a participação de diversos profissionais:
·         As nutricionistas Maria Luciana da Silva, Geane Ramos e Adriana participaram do estande do 5º ano sobre Alimentação saudável.
·         A Odontologista Micaely Cordeiro veio auxiliar no Estande SORRIA: VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO, colaborando com os conhecimentos sobre saúde bucal.
·         A Técnica de enfermagem Mônica Pereira Leandro e Roberta Sitônio; o professor de matemática Miguel Fábio Bernadino de Oliveira; e a estudante de Direito Renata. Todos colaboraram em vários estandes.
·         Um grupo de alunos do Ensino Médio – Aléxia Letícia, Isac Leandro, Tarcyla Pricila, Leandro Ferreira e Gabriel Marques – ajudaram na organização dos estandes e coletaram informações para o BLOG da Tomé.
Os nossos colaboradores elogiaram a organização do evento, a participação dos alunos e o alinhamento da equipe da Escola Tomé Francisco da Silva, conforme depoimento de Micaely Cordeiro “Ótima iniciativa da Escola e dos professores que como sempre buscam o melhor para os seus alunos”.





SAEPE: UMA AVALIAÇÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ E SUA ESCOLA FOI O TEMA DA PALESTRA NA III FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

          Os concluintes do 9º ano A e 9º ano B, acompanhados pela professora Jaciara Pedro dos Santos, participaram de uma palestra sobre a importância do SAEPE (Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco) na programação da III Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental, no dia 25 de maio de 2018. As analistas Educacionais da GRE do Sertão do Alto, Fabiana Ângelo e Simone Tavares ministraram a palestra com muita propriedade, pois além de informarem sobre os objetivos da avaliação, motivaram os estudantes responderem as questões de Língua Portuguesa e Matemática com responsabilidade, compromisso firmado com todos. Durante a palestra, os alunos responderam as questões previamente elaboradas sobre a avaliação do SAEPE.





Na FEIRA DO CONHECIMENTO 2018, os professores Bom Conselho Silva, Danúbia, Ednete e Sebastião ministraram a oficina de Matemática CONTOS QUE ENQUADRAM CONTOS.


A oficina deu-se com o desenvolvimento de atividades dinâmicas como bingos, trabalho em grupo e situações problema, especialmente com números racionais, nos quais foram abordados todos os temas dos estandes, utilizando a interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de matemática com outras áreas de conhecimento, promovendo interação entre disciplinas aparentemente distintas.
Rompendo os limites da disciplina, o texto abaixo ilustra mais ou menos as temáticas abordadas:

“Fiz uma simpatia no réveillon  para atrair boa sorte para o ano vindouro, pulei 7 ondas, olhando as 7 estrelas irmãs do aglomerado das Plêiades. Imagino quantos dos 7 pecados capitais cometi, se perdoei aos que contra mim agiram não até sete, mas até setenta vezes sete.

Penso qual o percentual de lucro teria se tivesse lido os livros que não li, em quantos prejuízos são causados pela falta de ética e moral, esses princípios e regras específicos, que em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. 

Embrenhado em pensamentos, num mundo com tantas cores, observo um arco-iris no cenário da sétima arte, um cinema onde o vocabulário adota muitas palavras e expressões da língua inglesa, onde dentre tantas misturas e formas, elege-se alguma como legítima e digna de representar o belo provocando busca desenfreada por semelhança a tal padrão,  vidas regidas por dietas e procedimentos cirúrgicos arriscados, aumentando preconceitos  E numa desproporcional medida o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de cirurgias plásticas. Uns optando por passar fome e outros não tem o que comer, uns fazendo cirurgias por questões estéticas e outros morrem por falta de atendimento. Alimentação e saúde são sempre quantificados, qualificados para alguns e para outros almejados.

Perdido na minha imaginação diante de adversidades e atrocidades, concluo que viver é melhor morrer, que entre a vida e a morte pode existir apenas uma fração de segundos, portando contemplo o bom e o belo, adotando para a vida: sorria, você está sendo filmado.”
A oficina foi dotada de notável criatividade, produtividade e satisfação.
Parabéns a professores e alunos envolvidos.





III FEIRA DO CONHECIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OFICINA- CARDÁPIO DE LEITURA COM UM INGREDIENTE CHAMADO AMOR

No dia 25 de maio, os alunos do 6º ano A (professora Silene) 6º ano B (professora Daniela) e 6º ano C (professora Kássia) participaram da oficina “Cardápio de Leitura com um ingrediente chamado amor”, na programação da III Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental.
Os objetivos da oficina foram os de incentivar a prática de leitura, o desejo e o prazer de ler e o de identificar o gênero e a finalidade de diversos tipos de textos, todos eles com o tema AMOR – amor Ágape, amor entre amigos, entre família, entre casais, entre reis e súditos... Enfim, todos os tipos de amor.
Os professores realizaram várias atividades: a acolhida foi com a música “Era uma vez” de Kelli Smith. Além da apreciação, vários questionamentos, como por exemplo: O que seria, para você, um dia bom? O que é necessário para que ele assim o seja? Segundo o texto, qual é a situação para não aceitarmos a maldade presente no mundo?
Em seguida, a explicação e revisão dos textos e suas finalidades, com uso de cartaz e slides explicativos. Os alunos entenderam que podemos ler para se divertir, ler para estudar, ler para localizar informações, ler para apresentar em público e ler para receber instruções. Com caixinha de músicas e gêneros em corações, os alunos puderam identificar a finalidade dos textos.
Enfim... Leitura, com gosto de amor, paixão, solidariedade, compaixão e tudo mais, na roda de leitura. Chegar a hora de escolher um texto no cardápio de leitura e identificar a sua finalidade. Além de aprender, compartilhar AMOR