quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tomé de portas abertas

A escola Tomé Francisco promove, mais uma vez, atividades complementares no contra turno com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos tanto em sala de aula como em futuros concursos e vestibulares. Inicialmente, com o projeto “Aprender Mais”, o reforço estava sendo oferecido apenas para as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, mas agora a escola está expandindo o projeto para outras disciplinas.

As atividades são ministradas por professores contratados e alunos monitores no projeto “Reforço Amigo”, um trabalho voluntário coordenado pela direção da escola, educadores de apoio e técnicos educacionais, e contempla alunos do Ensino Fundamental e Médio.
O projeto proporciona aos alunos experiências bem sucedidas de aprendizagem por meio de atividades diferenciadas, aplicação de simulados com síntese dos descritores trabalhados, atendimento individual, explicações e troca de experiências nos trabalhos em grupo.
Os resultados já começam a ser sentidos em sala de aula pelos professores de cada série atendida pelas atividades de reforço. Esse é mais um projeto bem sucedido da nossa escola, que vive buscando formas de superar os desafios de ensinar e aprender.

Professores da nossa escola apresentam trabalhos na IV Mostra Pedagógica


 

Evento acontecerá no próximo dia 25 de outubro, no Centro de Convenções


Dois projetos da Escola Tomé Francisco foram selecionados na IV Mostra de Experiências Pedagógicas. As boas práticas desenvolvidas em sala de aula serão apresentadas no próximo dia 25 de outubro, a partir das 8h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, durante a quarta edição da Mostra Pedagógica, evento promovido pela Secretaria Educação, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação. A ideia é integrar os professores da rede estadual de ensino e incentivá-los a compartilhar experiências pedagógicas exitosas.
Desde a primeira edição do evento em 2009 essa escola se destaca com a aprovação de dois projetos, totalizando 08 experiências compartilhadas na rede.
Os trabalhos de 44 professores serão apresentados em banners que estarão expostos em frente ao Teatro Guararapes. Além disso, nas salas do Centro de Convenções, 38 professores terão 15 minutos para apresentar sua prática pedagógica com auxílio de data show.
CONFIRA OS NOSSOS DOIS PROJETOS NA EDIÇÃO 2012.


MODALIDADE ORAL

EU, MEU AMIGO E A MATEMÁTICA.
Responsável pelo trabalho: Maria do Bom Conselho da Silva Beserra
Instituição: Escola Tomé Francisco da Silva
GRE: Sertão do Alto Pajeú – Afogados da Ingazeira

MODALIDADE POSTER

EM SINTONIA COM A AGENDA 21”
Responsável pelo trabalho: Maria do Bom Conselho Fernandes Nunes
Instituição: Escola Tomé Francisco da Si
GRE: Sertão do Alto Pajeú – Afogados da Ingazeira.



PREMIAÇÃO DA OBMEP: FERAS DA MATEMÁTICA


A escola Tomé Francisco da Silva recebeu o coordenador geral da Olimpíada na região de Garanhuns, Ricardo Normando, que veio premiar os alunos classificados na segunda fase durante os anos de 2009, 2010 e 2011. Além de certificados de menção honrosa, nossos alunos também conseguiram medalhas de bronze e ouro. A escola e  a professora Bom Conselho Silva também foram premiadas  com materiais tecnológicos. Confira a lista dos premiados.


Medalha de Ouro
João Lucas Lopes Gambarra - Nível 3


Medalha de Bronze
Maírla Marina Ferreira Dias - Nível 2
Henrique Vieira Plácido - Nível 3



Menção Honrosa
Thiago Ney Evaristo Rodrigues - Nível 2
Catarine de Souza Soares - Nível 2
Marcelle Maria Lopes Gambarra - Nível 2
Brenno Willian Pereira Santana - Nível 2
Amanda da Conceição Evaristo da silva - Nível 2
João Paulo Rodrigues Silva - Nível 2
João Elias Barbosa Alexandre - Nível 2
Carlos Sandriel leite de Andrade - Nível 2
Lyon Arthur H. da Silva - Nível 2
José Glauber torres Lopes – Nível 3
Júlio Cesar Henrique Serafim – Nível 3                                       Aparecida Evaristo da Silva - Nível 3

Um sonho realizado




  Todos os alunos sonham com uma escola confortável, com excelente educação e infraestrutura.
     Realizando este sonho dos alunos, a Escola Tomé Francisco,  devido aos bons resultados obtidos conseguiu novo mobiliário para as salas de aula, beneficiando não só professores e funcionários, mas principalmente os alunos. Foram entregues pela Secretaria de Educação de Pernambuco, 492 carteiras do tipo mesinha e cadeira, junto com 14 conjuntos de refeitório.


      Mais um trabalho desenvolvido pela escola com o apoio do Governo do Estado visando a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade escolar.
"Que os alunos saibam usufruir desses novos equipamentos com responsabilidade, que zelem  este patrimônio. Oferecemos mais conforto para todos, em troca só pedimos a preservação", comentou o diretor da escola, Ivan José Nunes.   Confira nas imagens como estão belas nossas salas de aula e como as nossas refeições estão mais civilizadas.

COMISSÃO MUNICIPAL CLASSIFICA TODOS OS TEXTOS APRESENTADOS PELA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO NOS QUATRO GÊNEROS DA OLIMPÍADA: POEMA, MEMÓRIAS, CRÔNICAS, ARTIGO DE OPINIÃO. NOSSA ESCOLA É A ÚNICA QUE VAI REPRESENTAR O MUNICÍPIO NAS PRÓXIMAS ETAPAS. PARABÉNS! ALUNOS, PROFESSORAS E COORDENADORAS.