segunda-feira, 22 de abril de 2013

VITÓRIA NACIONAL DA ALUNA MAÍRLA NO CONCURSO DE CARTAS DA UPU POSTAL




Primeiro lugar nacional no Concurso Internacional de Cartas: realização de um sonho da aluna Maírla Marina, do 2º ano A, e da professora Rosineide Alves, que pelo terceiro ano consecutivo participaram do concurso com êxito. 

    Em 2011, Maírla obteve o 1º lugar estadual e o 2º lugar nacional; em 2012, 2º lugar estadual e finalmente  consagrou-se com o 1º lugar nacional. Sua redação concorre agora com todos os países participantes. O concurso é promovido pela UPU Postal, organização internacional e, no Brasil, coordenado pelos correios. Emoção, felicidade são os sentimentos da equipe gestora da escola e dos professores por mais uma ação bem sucedida. 

   A escola também ganhou o 3º lugar estadual, a aluna Júlia Yone, do 2º ano B, da professora Socorro Souza, foi a vencedora.  Para participar do concurso, as professoras realizaram oficinas de produção de texto do gênero carta argumentativa e promoveram uma discussão em torno da problemática da água e da seca do nordenste, já que o tema da carta foi: "Escreva uma carta, explicando a alguém porque a água é um reurso precioso". Portanto, todos os alunos ganharam com o concurso, pois além de exercitarem a habilidade de produção de textos, desenvolveram a consciência cidadã a cerca do uso sustentável da água.
 


CONFIRA A NOTÍCIA PUBLICADA NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:


Estudante de Quixaba vence etapa nacional do Concurso de Cartas

A jovem já havia vencido etapa estadual do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens.





Assessoria de Comunicação - Secretaria de educação de PE


      Poucos dias após sagrar-se campeã na etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovem, Maírla Marina Ferreira Dias, aluna do 2º ano da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada no distrito de Lagoa da Cruz, em Quixaba, recebeu mais uma boa notícia. Ela venceu também a etapa nacional da 42ª edição do Concurso, que é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.

    Com uma carta endereçada aos jovens do mundo, a estudante explicou “por que a água é um recurso precioso.” O texto garantiu a participação de Pernambuco na etapa nacional, concorrendo com outros 27 estudantes do País. Agora, a redação de Maírla representará o Brasil na fase internacional.

   Não é a primeira vez que a autora da melhor redação do país conquista um prêmio. A jovem já havia alcançado o primeiro lugar estadual e o segundo lugar nacional em 2011 e ficou com a segunda colocação na etapa estadual em 2012.

Para os gestores da unidade, considerada uma referência em gestão no país, a vitória nacional mostra o compromisso da escola em oferecer uma educação de qualidade para todos. “Maírla é um exemplo do desenvolvimento dos alunos na produção de textos, como resultado do nosso projeto pedagógico. Esse prêmio nos motiva ainda mais, e não temos dúvida de que outras vitórias ainda virão”, comemorou o gestor Ivan Nunes.

    Já Maríla descreve a notícia como uma surpresa. “Não imaginava nem que fosse ganhar a fase estadual. É uma satisfação enorme saber que nossos esforços são reconhecidos. Chegar até aqui já é muita alegria, o que vier agora está bom”, declarou a estudante, que também deixou um recado para outros jovens. “Leiam muito e aproveitem todas as oportunidades,” aconselhou.


Premiações:

    Maírla Marina já garantiu um tablet pela etapa estadual, e em outubro estará na Administração Central do Correiros, em Brasília, acompanhada de familiares e do diretor da escola, para receber uma TV de LED 32’’, troféu e certificado, pela vitória na etapa nacional. A escola será contemplada com um computador e impressora multifuncional.


A ESCOLA - A Tomé Francisco da Silva foi fundada em 1962, no vilarejo de Lagoa da Cruz, zona rural de Quixaba. Atualmente a unidade atende a cerca de 800 estudantes do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A escola ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011. O feito foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb.(Blog da Escola Tomé Francisco)
Redação vencedora de 2013