terça-feira, 20 de dezembro de 2016

MATRÍCULA NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA


ATENÇÃO:
·         Não serão efetivadas matrículas com pendências de documentos;

·         A não efetivação da matrícula no prazo determinado implica na desistência do candidato à vaga.

UM DISCURSO INSPIRADO NAS HISTÓRIAS INFANTIS

A ORADORA da turma do 5º ano do Ensino Fundamental Nicole Bezerra do Nascimento proferiu um lindo discurso na Solenidade de conclusão, dia 16/12, baseado nas mensagens de alguns personagens das histórias infantis.
Ilustríssima senhora Núbia, minha mãe, em nome da qual saúdo os demais componentes da mesa.
Boa noite a todos.
Queridos pais, caros convidados, colegas da turma.
Bem-vindos a mais um evento de sucesso da Escola Tomé Francisco da Silva. Com vocês, a solenidade de conclusão da II Etapa do II ciclo.
Como hoje estou me sentindo uma princesa, busquei nas histórias infantis a inspiração para deixar minha mensagem. Cinderela, na noite que se tornou uma bela princesa disse “Eu sempre sonhei que a minha vida poderia ser um conto de fadas, uma perfeita fantasia”.
Hoje, sinto-me como a cinderela nesse ambiente deslumbrante. A Escola Tomé Francisco não tem a magia das fadas, mas consegue transformar sonhos em realidade. O coração bate forte, a mágica e as luzes iluminam, não apenas o ambiente, mas a emoção desse grande momento, cheio de detalhes que nos encante e alegra.
O ursinho Pooh disse uma frase interessante “Eu fico imaginando quantos desejos uma estrela pode conceder”, eu penso: Nossa estrela nos concedeu a oportunidade de estudar numa escola de qualidade. Tudo é tão bonito, colorido, preparado para o universo de uma criança, onde ser feliz é aprender, viver, ter amor no coração.
A equipe da Escola Tomé Francisco pode ser comparada a estrela dos desejos de POOH. Aqui encontramos excelentes profissionais que cuidam de nós e do nosso desenvolvimento: em nome do gestor Ivan quero homenagear os demais gestores, os funcionários, os professores, em especial Tia Ângela e Tia Mônica.
Recorro à lâmpada de Aladim para não me esquecer de homenagear pessoas que se doaram para promover nossa educação.
           Obrigado, senhor Jesus, pelo dom da vida.
            Obrigado, nossos pais, pela presença constante nas nossas vidas, pelo carinho, pelo amor incondicional.
            Alice, do país das maravilhas está me lembrando que “ A curiosidade às vezes trás problemas”. Não se preocupe Alice, na Tomé fomos preparados para enfrentar além dos problemas, a vida. E por falar em problemas, desvendamos muito dos seus mistérios no CLUBINHO DA MATEMÁTICA, nos simulados, nas atividades e projetos. Emília e Visconde, do sítio do Pica-pau Amarelo nos ensinaram a importância da leitura para a inteligência. Os projetos de leitura também.
            Meus colegas de turma. Hoje todos nós estamos vivendo um conto de fadas. Acreditem, somos as princesas e os príncipes dessa história. E se o Gênio diz que os momentos especiais de hoje serão as memórias de amanhã, peço ao espelho, espelho meu para não apagar da minha memória  esse dia maravilhoso.
            Obrigada ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA por nos permitir viver um conto de fadas, onde existe um príncipe, uma princesa e um castelo. Tudo perfeito. Tudo encantado. Tudo na medida certa.
            E não adianta dizer: Nos contos de fadas não existe FELIZES PARA SEMPRE, porque ninguém poderá apagar a felicidade de ter vivenciado esse conto de fadas... Uma felicidade para sempre... Além disso, o pequeno príncipe nos aconselha “Sempre há outra chance, outra amizade, outro amor, uma nova força. Para todo fim, um recomeço.

Obrigada a todos e feliz natal.


UMA DESLUBRANTE FESTA DE CONCLUSÃO DO 5º ANO

A Escola Tomé Francisco da Silva sente-se honrada em poder compartilhar este momento com todos vocês: a conclusão do Ensino Fundamental I da turma de 2016. A nossa missão de Oferecer um ensino de qualidade social, garantindo a participação ativa da comunidade escolar, contribuindo para formação integral dos alunos para que eles possam agir construtivamente na transformação do seu meio se concretiza e se renova a cada solenidade que realizamos. Estamos felizes em recebê-los. Para nossas crianças, estrelas da hora, a presença é demonstração de amor. Rubem Alves nos aconselha a gostar, mas gostar mesmo, das coisas que devemos fazer e das pessoas que nos cercam. Em pouco tempo descobriremos que a vida é muito boa e que existem momentos inesquecíveis, que entrarão para a nossa história. Desejamos um dia inesquecível! Sejam bem-vindos!
Com essas palavras, o gestor Ivan iniciou a Solenidade de Conclusão do 5º ano do Ensino Fundamental, na sexta-feira, 16/12, no Á’qua Cube de Princesa Isabel. Uma festa deslumbrante que aconteceu a partir das 5 horas, com a participação de 39 concluintes e cerca de 400 convidados.  Uma ornamentação com flores naturais, banner enormes com os formandos, mensagens emocionantes, vídeos e uma recepção luxuosa. As barraquinhas de lanche (algodão doce, sorvete e pipoca) fizeram a alegria da criançada.
A solenidade e a festa foram organizadas pela educadora de apoio Josilene Quidute Nunes, com o apoio da professora Mônica Fernandes, do gestor Ivan e a contribuição dos demais profissionais da Tomé. Como homenageados a turma escolheu os seguintes pais: Padrinho – Francisco da Assis Pereira. Madrinha – Andréia Matos Teixeira. Patrono – Joaquinelmo Bernardino de Sousa. Patronesse – Magna Núbia Bezerra do Nascimento.

O evento foi um sucesso. Todos os participantes agradeceram e demonstraram alegria pela organização com carinho e perfeição. Nos discursos dos oradores: Nicole Bezerra do Nascimento (oradora), José Nickolas de Oliveira Paiva (Homenagem aos pais), Maria Clara Barbosa Lopes (Homenagem às professoras) e Francisco Ricardo Nunes Filho (Homenagem a escola) muitas palavras de agradecimento e reconhecimento. “Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmento de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que todas as pessoas aprendam que o mundo pode ser diferente”. Rubem Alves. Com esta mensagem, o gestor Ivan parabenizou as crianças pela conclusão dessa jornada educacional.






02 EQUIPES DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO VENCEM TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS PROMOVIDO ESPAÇO CIÊNCIAS – RECIFE-PE.

       O Torneio Virtual de Ciências Teve como objetivo atingir todas as regiões do Estado de Pernambuco incluindo escolas públicas e privadas. Os desafios abordaram o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Ciência alimentando o Brasil”. Cada mês foi destinado a uma disciplina e o último desafio foi interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas do torneio. Houve também desafio surpresa. Para vencer, as equipes tinham que responder todos os desafios. “A participação foi muito boa. Recebemos muitos elogios dos professores. Os desafios propostos estimularam o interesse dos alunos para buscar a ampliação dos conhecimentos além do horário de aula”, conta o diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão.
A Escola Tomé Francisco participou com duas equipes do TORNEIO VIRTUAL DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A equipe do 8º ano, com 30 estudantes, foi coordenada pela professora Danúbia Rêgo. E a outra equipe, do 9º ano, também com 30 estudantes, foi coordenada pela professora Edinete Cipriano. E conquistou premiação com as duas equipes:

EQUIPE
PROFESSORA
COLOCAÇÃO
8º ANO – 30 estudantes
DANÚBIA RÊGO DOS SANTOS
1º LUGAR
9º ANO – 30 estudantes
EDINETE CIPRIANO PEREIRA
2º LUGAR

PREMIAÇÃO:

A solenidade de premiação dos vencedores do I Torneio Virtual de Ciências acontece no auditório do Espaço Ciência sede, nessa quarta-feira, 21, a partir de 09h30minh. Na ocasião, os estudantes, professores e visitantes podem aproveitar a oportunidade para conhecer as exposições do Espaço Ciência, a exemplo da NanoExplora, História Química da Humanidade e Revolução dos Bichos.

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO PARTICIPA DO SEMINÁRIO DE MOSTRAS CIENTÍFICAS – POLO AFOGADOS

Com a temática “Como funciona um motor de um carro flex?” o grupo do TCF – Trabalho de Conclusão do Fundamental, representou os estudantes do 9º ano A e 9º ano B da Escola Tomé Francisco da Silva no SEMINÁRIO DE MOSTRAS CIENTÍFICAS, no Cinema em Afogados da Ingazeira, no dia 12 de dezembro no horário da manhã.
O grupo orientado pela professora Josineide Quidute, com os componentes: José Douglas Marcelino de Lima, Lucas Lopes Batista, Nélida Orquídia Frazão e Tobias José dos Santos, apresentaram com uso de slides e peças do motor de carro, a pesquisa com o objetivo de informar sobre a história da fabricação, os benefícios da utilização de carros com motores flexíveis na melhoria da qualidade do ar e na possibilidade da economia comparando preços, na hora da escolha do combustível.
O SEMINÁRIO DE MOSTRAS CIENTÍFICAS foi organizado pela equipe da GRE Do Sertão do Alto Pajeú, coordenado pelas técnicas responsáveis Eliana Nogueira e Maria José. Na ocasião, a gestora Cecília Maria Patriota parabenizou as escolas e todos os envolvidos no projeto do TCF: um sucesso na Gerência Regional de Educação.

No seminário, os estudantes lancharam e receberam alguns mimos. O grupo foi acompanhado pelo gestor Ivan Nunes, a coordenadora do TCF na escola. Josilene Quidute e da professora orientadora Josineide Quidute. A escola contou com a parceria da secretária de educação de Quixaba, Adiene Josefa, que forneceu o transporte para os estudantes.




PREMIAÇÃO CLUBINHO DA MATEMÁTICA 2016

No dia 14 de dezembro, os 39 estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental participaram da premiação do Clubinho da Matemática organizada pela coordenadora Josilene Quidute da Silva e do gestor Ivan Nunes. Todos os alunos foram premiados com lembrancinhas, receberam a cartela de medalhas e com muita emoção foram contemplados com uma medalha personalizada. O Clubinho da Matemática de 2016 foi mais uma vez um sucesso: 29 alunos ganharam medalha de ouro e 10 de prata. Uma homenagem especial à professora Mônica que colocou muito empenho no acompanhamento das 20 atividades.
Em parceria com a GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ, gestora Cecília Patriota, a escola premiou os três primeiros colocados com um tablet.


Aluno (a)
Colocação
GIOVANNA GOMES FERNANDES
1º lugar
WILLIAM LOPES DE SOUSA
2º lugar
MARIA BIANCA DE SOUSA
3º lugar