terça-feira, 24 de maio de 2016

DICAS DE LEITURA: 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 2016


GESTORES DA GRE METRO SUL (RECIFE/PE) REALIZAM INTERCÂMBIO NA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA


O intercâmbio de experiências institucional se transforma em m espaço de reflexão para aprendizagem em serviço. Algumas vezes, uma boa ideia surgida em determinada escola serve de inspiração para mudanças positivas nas instituições parceiras. A troca de experiências entre as instituições não só pode como deve servir de base para a melhoria da gestão e do resultado de outras escolas.

O professor Amaro, gestor da GRE METRO SUL, em Recife/PE, sabe disso e investiu na realização de um intercâmbio na Escola Tomé Francisco da Silva. Na segunda-feira, 23/05, uma equipe de 50 gestores foi recebida de forma calorosa em Lagoa da Cruz, Quixaba /PE. Uma ação fundamental para a melhoria na qualidade do ensino, pois não existe nada mais construtivo que juntar educadores de vários lugares para troca de experiências. Na chegada, muitas fotografias para registrar a ornamentação do Projeto de Leitura, em seguida, um café da manhã para quem veio de longe e um discurso de boas-vindas da gestora da GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ, Cecília Patriota e do gestor Ivan José Nunes.
Às 9 horas, os gestores se dirigiram a quadra e apreciaram uma das apresentações do Projeto de Leitura: Chapeuzinhos Coloridos. O Plantio da muda do Pau Brasil, presente dos visitantes, foi muito significativo. Ao som da banda da escola e na presença das crianças do Ensino Fundamental I e dos gestores, a professora Cecília, o professor Amaro e Ivan, receberam a muda de duas crianças e fizeram o plantio.
Encerrada a programação festiva, uma sala foi organizada para proporcionar o diálogo, a aceitação de pontos de vistas diferentes, a mudança do olhar. Na verdade, a curiosidade dos visitantes era de encontrar respostas para a pergunta: "o que a escola Tomé Francisco faz para garantir o direito de aprender de seus alunos?"
O Projeto Político Pedagógico da escola Tomé Francisco foi aberto e socializado nas palestras de Rosineide (diretora adjunta), Ivan (gestor) e Josilene (educadora de apoio). Eles mostraram alguns dos seus pontos fortes: foco na aprendizagem, planejamento, avaliação, perfil do professor, formação do corpo docente, valorização de leitura, atenção individual ao aluno, atividades complementares e parcerias - além, é claro, de práticas e projetos pedagógicos eficazes.  “Algumas vezes, uma boa ideia surgida em determinada escola serve de inspiração para mudanças positivas nas instituições parceiras, esperamos ter contribuído para inspirar ideias”, palavras do gestor Ivan.
O grupo dos Blogueiros da Tomé entrevistou os visitantes, os quais fizeram uma avaliação positiva do intercambio.  O objetivo de interligar escolas e provocar reflexões sobre a gestão para partilhar experiências e ampliar o conhecimento trouxe bons frutos para as instituições parceiras, uma aprendizagem em mão dupla.
 A GRE METRO SUL seguiu às 16 horas para pernoitar em Triunfo. Agradecemos ao professor Amaro pela confiança e valorização do nosso trabalho.