segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

SEMIFINAL E FINAL DA OLP: RETALHOS DE UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA E EXPERIÊNCIA ÍMPAR


Semifinal: momento de aprendizagem, interação e intercâmbio cultural


Este ano foi ano de Olimpíada de Língua Portuguesa.   A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. A OLP acontece de dois em dois anos e tem como tema “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Escola Tomé Francisco concorreu em 04 categorias: Artigo de Opinião, Crônica, Memórias  Literárias e Documentário. Todos os textos selecionados passaram para a etapa municipal com sucesso, sendo o Artigo de Opinião do aluno do 3º Médio, Gabriel  Marques selecionado para a SEMIFINAL e para a FINAL da OLP, conquistando medalha de BRONZE e PRATA, juntamente com sua professora de Língua Portuguesa, Jaciara Pedro dos Santos.
A oficina regional aconteceu na cidade de São Paulo, o aluno Gabriel participou acompanhado pela professora CRISTIANE PATRÍCIA DE LIMA, pois a profª. Jaciara, por motivos burocráticos, não pode viajar no momento. Lá, participaram de oficinas de leitura e escrita, debates, palestras e passeio turístico e foram premiados com Medalha de Bronze e  Prata e selecionados para a final.






FINAL: glamour, expectativa e descontração

A FINAL aconteceu também em São Paulo, com diversas atividades culturais, desta vez com a presença da Professora premiada, Jaciara Pedro.     

“A experiência de participar da final da Olimpíada de Língua Portuguesa é fascinante, pois tive a oportunidade de compartilhar vivência com pessoas de outras regiões do país, o contato com a cultura através do teatro, a visita à Central do Banco do Brasil no centro de São Paulo, visita ao Museu da Língua Portuguesa, mesmo ainda em obras, deu para sentir que o ambiente exalta leitura e a cultura e a cultura, mas o que realmente impressionou foi o local da realização da final: Sala São Paulo com a imponência arquitetônica do século XIX. Estar naquele lugar é maravilhoso. O momento mais emocionante foi o da entrega de medalhas, gera um suspense e um aperto no coração. Também assistimos a um show com o cantor e compositor Lenine e artistas de São Paulo. Conhecemos a escritora Conceição Evaristo, através de uma breve palestra. A final da OLP resume-se em uma só ÚNICA: MARAVILHOSA!”, comentou a professora Jaciara Santos. 

Segundo o aluno José Gabriel Marques, “é difícil resumir as vastas experiências vividas na  OLP.  Conheci diversas culturas, visões sobre o mundo e todos, as quais muito contribuíram à minha bagagem socioeducativa. Foram momentos inesquecíveis.”