sexta-feira, 25 de abril de 2014

PROFESSORES APROFUNDAM SEUS CONHECIMENTOS SOBRE AVALIAÇÃO DO SAEPE EM ENCONTRO PROMOVIDO PELA EQUIPE DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO.

             Na quarta-feira, dia 23 de abril, a equipe gestora e coordenadoras promoveram um encontro com os objetivos de:
ü  Conhecer os Padrões de Desempenho Estudantil entendendo a sua composição e definição, percebendo  que os mesmos dão indicação do caminho para o êxito e a qualidade da aprendizagem do estudante.
ü  Analisar os resultados obtidos no SAEPE 2013 e traçar ações estratégicas para alcançar as metas de resultados satisfatórios para 2014.
ü  Refletir com base no diagnóstico da escola, mapeando necessidades para estabelecer prioridades e determinar que tipo de ações devem ser implementadas para que em 2014 o estudante atinja o potencial que dele se espera.
          O encontro foi muito dinâmico. Na acolhida, um cartão desejando FELIZ PÁSCOA e claro, chocolate para adoçar o dia. A metodologia incluiu cartazes, textos, slides,  trabalho em grupo e muita reflexão. A equipe de professores, de todas as áreas e modalidades de ensino, compreendeu que Os Padrões de Desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAEPE. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho – ELEMENTAR I, ELEMENTAR II, BÁSICO E DESEJÁVEL -, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes. Com esse conhecimento, os professores entenderam a importância de planejar ações pedagógicas considerando o nível de desempenho de cada estudante.
         “Ler em todas as disciplinas- os desafios de ler e compreender”. Um tema bastante discutido no encontro, o qual convidou os professores de todas as áreas a explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo, incluindo na sua prática o trabalho com os descritores de leitura das avaliações externas.
        Comemorar os resultados do SAEPE 2013 também fez parte da programação do encontro. O gestor Ivan fez uma apresentação dos resultados de desempenho e participação dos estudantes, comparou os avanços e retrocessos da Escola Tomé Francisco em relação a outras escolas. O grupo demonstrou motivação para elaborar o Plano de Intervenção para 2014, principalmente em focar esforços maiores para superar os entraves do Ensino Médio.
        Assuntos da agenda bimestral também fizeram parte da pauta. Planejamento da reunião de pais, agendamento do Projeto de Leitura, programação para a COPA, comemoração do dia das mães e ainda regras do regimento interno que precisam do envolvimento de todos.

      “ A escola ideal, que atenda à formação de cada um individualmente, não existirá nunca. Mas estabelecer que esse é o horizonte aumenta as chances de acertar o caminho”. (Antoni Zabala) Coletivamente, temos planejado estratégias para encontrar o caminho de promover educação de qualidade, palavras do gestor Ivan.