quinta-feira, 1 de julho de 2010

LEITURA: PRAZER ALIADO AO CONHECIMENTO

    Há 10 anos, a Escola Tomé Francisco realiza o Projeto "O Prazer de Ler", através do qual os alunos passam a valorizar a leitura, lendo  obras do acervo da Bibliotea da escola e outros textos de circulação social. O projeto acontece durante o ano, com visitas à Biblioteca e oficinas nas aulas de Língua Portuguesa.
    Durante uma semana, geralmente no mês de abril ou maio acontece a culminância, um verdadeiro festival de leitura. Este ano aconteceu no período de 10 a 18 de maio;  os alunos do Ensino fundamental participaram de oficinas de Arte e leitura, onde tiveram o contato com gêneros textuais como conto, poema e romance. Ainda foram trabalhados temas como intertextualidade e meio ambiente. A oficina de Arte encantou a todos os alunos, que conheceram grandes mestres  como Cândido Porttinari. Pintaram telas, reproduzindo obras importantes de artistas nacionais e fizeram também suas próprias criações.

PROJETO TRAVESSIA: AUTO- ESTIMA RENOVADA

A Escola Tomé Francisco implantou neste ano de 2010 o Projeto Travessia - Projeto da Secretaria de Educação de Pernambuco que propocipna aos jovens e adultos que não concluíram o Ensino Médio em tempo hábil, cursarem esta modalidade de ensino no período de 18 meses.
Através de aulas provocantes e motivadoras, os estudantes constroem o conhecimento, elevam sua auto-estima e recuperam o tempo perdido. Duas professoras coordenam as aulas: Socorro Santos, na área de Linguagens e Humanas e Aparecida Medeiros na área de Exatas. A aluna Maria de Lourdes, feliz por esta oportunidade, afirma: "O Travessia é a realização de um sonho para mim e para meus colegas, pois não podíamos sair para estudar fora. Aprendemos bastante, desenvolvemos atividades em grupo, técnicas de liderança e fazemos sempre auto-avaliação. As tele-aulas são muito práticas e interessantes."