segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ação educativa de combate às drogas na Tomé.

           Na sexta-feira, 07/08, a Escola Tomé Francisco da Silva iniciou um trabalho de combate às drogas em parceria com Polícia Militar que realiza o Programa Educacional de Resistências às Drogas, prevenção na área do 23° BPM, no Sertão do Pajeú. O objetivo é instruir os adolescentes a não seguirem caminhos errados na vida.
                      Na Escola Tomé Francisco da Silva a ação é direcionado a estudantes do Ensino Médio.  As palestras serão feitas no pátio, por turmas, ministradas por policiais militares capacitados para instruir os alunos a se prevenirem da violência e das drogas.
                    As duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, um grupo de 80 estudantes, foram os primeiros a serem contemplados com as orientações do sargento Miguel e a policial Anita, no final da tarde desta sexta-feira. Na avaliação dos profissionais e alunos da Tomé, a ação cumpriu, de forma dinâmica, com o objetivo de orientar, prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar estes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência e, a resistirem a elas. As turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio serão atendidas em outras datas, previamente agendadas com a equipe da Polícia Militar.



Equipe gestora e professoras recebem orientação para melhorar a prática de Ensino Religioso.

              Na quinta-feira, 06/08, às 09 horas da manhã, 02 técnicos da SEE/PE e técnica da GRE Maria José, realizaram uma conversa de orientação sobre a prática da disciplina de Ensino Religioso na escola. De acordo com a Constituição brasileira e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ensino Religioso pode ser ofertado na rede pública, desde que não sejam obrigatórias para os alunos e a instituição assegure o respeito à diversidade de credos e coíba o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém.

              A mensagem que fica da discussão é que a escola não pode ser usada como palco para militância religiosa e manifestações de intolerância. É bom lembrar que  a legislação determina que o Estado brasileiro é laico e, por meio de suas instituições, deve se manter neutro em relação a temas religiosos. Na escola Tomé Francisco a prática de Ensino Religioso é voltada para valores , sem imposição de credos religiosos. Sem contestar ou ameaçar a liberdade de credo de ninguém, espera-se que os educadores sigam buscando ensinar o que realmente interessa.

Quadrilha Junina Renascer é uma das atrações do Dia do Estudante da Escola Tomé Francisco em Lagoa da Cruz

A convite da direção da Escola Estadual Tomé Francisco, do Povoado Lagoa da Cruz, em Quixaba (PE), a quadrilha estilizada Junina Renascer, da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, estará se apresentando dentro da programação do Dia do Estudante, que será comemorado na próxima terça-feira (11/08) com um grande evento na unidade.
A quadrilha que é coordenada pelo jovem secretário de cultura de Juru, José Carlos, vem se destacando por onde passa e promete fazer uma grande apresentação com a exibição do espetáculo “Ariano Suassuna em sua última missão”. A apresentação está marcada para às 16h. Todo mundo convidado!!!