segunda-feira, 14 de abril de 2014

IVAN PARTICIPA DE REUNIÃO DE GESTORES PROMOVIDA PELA GRE DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ.



      A Gre do Sertão do Alto Pajeú realizou na última sexta-feira, 11 de abril de 2014, uma reunião com gestores das Escolas Estaduais desta jurisdicionada na sala de reunião da instituição com os objetivos de refletir sobre as práticas das escolas eficazes, analisar os resultados obtidos no SAEPE 2013 e traçar ações estratégicas para alcançar as metas de resultados satisfatórios em 2014, como também informar sobre PDEInterativo e Projeto Aluno Conectado. Na ocasião duas Escolas da Regional apresentaram experiências exitosas: Pedro Pires e EREM Teresa Torres. As duas elevaram suas metas de proficiência em 2013.
       O gestor Ivan José Nunes Francisco participou desta reunião, coordenada pela Gerente Regional Cecília Maria Peçanha Patriota, Mônica Marques e ainda a participação de técnicos da GRE. O resultado de 2013 (Proficiência) da Escola Tomé Francisco da Silva correspondeu as expectativas do colegiado escolar e será divulgado logo que a secretaria de Educação de Pernambuco calcular e sintetizar a nota, incluindo os dados do senso Escolar(fluxo). A análise da proficiência da escola começará a ser analisada em reuniões por setor com o objetivo de revisar o Projeto Político Pedagógico, incluindo ações e estratégicas voltadas para elevação dos resultados dos alunos. Como cita Mônica Gather Thurler, Universidade de Genebra e de Fribourg, “A eficácia das escolas não se mede: ela se constrói , negocia-se, pratica-se e se vive”.



PERNAMBUCO BEM REPRESENTADO NO WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS COM MELHOR IDEB DO NORDESTE: QUIXABA, TUPARETAMA E VERTENTES.



         A Fundação Joaquim Nabuco realizou nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2014, o WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS DO NORDESTE, como programação do Projeto de Pesquisa e Formação; “Qualidade Educacional e Gestão Escolar” na sede da Funjai em Recife – Derby ( Rua Henrique Dias). Participaram desse evento, gestores de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas. O único estado sem representação foi o da Paraíba.
      Quatro gestores da rede estadual, sendo 03 da GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ e 01 da GRE DE LIMOEIRO, representaram Pernambuco e divulgaram experiências bem sucedidas para melhoria contínua dos resultados da Prova Brasil, IDEB: Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute da Silva Nunes da Escola Tomé Francisco da Silva, Lagoa da Cruz- Quixaba, Maria Lúcia Pessoa Rafael Teles da Escola Ernesto de Sousa Leite-Tuparetama e Maria Salomé Bezerra da Escola Gil Rodrigues, Soarez-Vertentes.
     O Workshop contou com a participação de 38 gestores dos estados do Nordeste participantes e foi coordenado e mediado por Doutores pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, que fizeram bom uso da metodologia de grupo focal, palestras e encerramento em plenária. Os gestores divulgaram suas experiências bem sucedidas, apresentaram suas dificuldades na gestão das escolas públicas e sugeriram mudanças nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. Como parte da programação cultural foi possível visitar o MUSEU DO HOMEM NORDESTINO e ainda compartilhar sentimentos e saberes sobre o Nordeste.