segunda-feira, 14 de abril de 2014

PERNAMBUCO BEM REPRESENTADO NO WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS COM MELHOR IDEB DO NORDESTE: QUIXABA, TUPARETAMA E VERTENTES.



         A Fundação Joaquim Nabuco realizou nos dias 08, 09 e 10 de abril de 2014, o WORKSHOP COM DIRETORES DE ESCOLAS DO NORDESTE, como programação do Projeto de Pesquisa e Formação; “Qualidade Educacional e Gestão Escolar” na sede da Funjai em Recife – Derby ( Rua Henrique Dias). Participaram desse evento, gestores de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas. O único estado sem representação foi o da Paraíba.
      Quatro gestores da rede estadual, sendo 03 da GRE DO SERTÂO DO ALTO PAJEÚ e 01 da GRE DE LIMOEIRO, representaram Pernambuco e divulgaram experiências bem sucedidas para melhoria contínua dos resultados da Prova Brasil, IDEB: Ivan José Nunes Francisco e Josilene Quidute da Silva Nunes da Escola Tomé Francisco da Silva, Lagoa da Cruz- Quixaba, Maria Lúcia Pessoa Rafael Teles da Escola Ernesto de Sousa Leite-Tuparetama e Maria Salomé Bezerra da Escola Gil Rodrigues, Soarez-Vertentes.
     O Workshop contou com a participação de 38 gestores dos estados do Nordeste participantes e foi coordenado e mediado por Doutores pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, que fizeram bom uso da metodologia de grupo focal, palestras e encerramento em plenária. Os gestores divulgaram suas experiências bem sucedidas, apresentaram suas dificuldades na gestão das escolas públicas e sugeriram mudanças nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras. Como parte da programação cultural foi possível visitar o MUSEU DO HOMEM NORDESTINO e ainda compartilhar sentimentos e saberes sobre o Nordeste.