quinta-feira, 25 de maio de 2017

PROJETO DE LEITURA: OFICINA DE ARTE – ENSINO MÉDIO

DESDOBRAMENTOS DAS VANGUARDAS MODERNAS NA ARTE BRASILEIRA
Professora: Kássia Shizane

A oficina teve a finalidade de Contextualizar o impacto da arte moderna internacional no Brasil; Identificar os movimentos que mais influenciaram os artistas brasileiros no princípio do movimento modernista, em especial cubismo e expressionismo; Conhecer as obras de alguns artistas que trabalharam segundo as influências das vanguardas européias.

Os estudantes apreciaram uma a paródia: Música - Vanguardas Europeias ( Music - European Vanguards), realizaram tempestade de ideias sobre o tema, estudaram alguns textos e fizeram releitura de obras literárias abordando: Cubismo, Expressionismo, Dadaismo, Futurismo, surrealismo, abstracionismo.



PROJETO DE LEITURA: OFICINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL

Professoras: Cristiane Patrícia e Daniela Justino

“ DE RIMA EM RIMA VOU TECENDO MEU CORDEL”.

A oficina proporcionou aos alunos conhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas de práticas de leitura, produção e análise linguística, reconhecendo sua importância na cultura popular.
O ambiente prazeroso, as práticas de leitura diferenciadas, vídeos e músicas deram sabor à oficina e os alunos renovaram o prazer de ler! Eles interpretaram os recursos linguísticos empregados em textos poéticos; em especial as rimas e as onomatopeias. Também puderam estudar alguns cordelistas conhecidos no país e parte de suas obras; bem como a arte da xilogravura. Um banho de Nordeste! O produto final resultou na escrita de versos de cordel bem ilustrados.


OS QUADRINHOS E A REALIDADE BRASILEIRA

Os quadrinhos é uma das expressões artísticas vanguardistas (por assim dizer) para representar um dado momento da época, criando-se paralelos com a realidade que cerca o indivíduo ou uma ideia da sociedade, como na literatura de ficção cientifica, há quase sempre um paralelo com a realidade.
Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental aprenderam que a leitura de quadrinhos pode ser uma leitura tão profunda sobre o mundo como nos livros, avaliando seus conceitos como leitura e aprendizado. Também houve produção do gênero estudado.