Professoras: Cristiane Patrícia e Daniela
Justino
“ DE RIMA EM RIMA VOU TECENDO MEU CORDEL”.
A oficina proporcionou aos alunos conhecer a função
social do gênero cordel, bem como suas características básicas de práticas de
leitura, produção e análise linguística, reconhecendo sua importância na
cultura popular.
O ambiente prazeroso, as práticas de leitura
diferenciadas, vídeos e músicas deram sabor à oficina e os alunos renovaram o
prazer de ler! Eles interpretaram os recursos linguísticos empregados em textos
poéticos; em especial as rimas e as onomatopeias. Também puderam estudar alguns
cordelistas conhecidos no país e parte de suas obras; bem como a arte da
xilogravura. Um banho de Nordeste! O produto final resultou na escrita de
versos de cordel bem ilustrados.
OS QUADRINHOS E A REALIDADE BRASILEIRA
Os quadrinhos é uma das expressões artísticas
vanguardistas (por assim dizer) para representar um dado momento da época,
criando-se paralelos com a realidade que cerca o indivíduo ou uma ideia da
sociedade, como na literatura de ficção cientifica, há quase sempre um paralelo
com a realidade.
Os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental aprenderam
que a leitura de quadrinhos pode ser uma leitura tão profunda sobre o mundo
como nos livros, avaliando seus conceitos como leitura e aprendizado. Também
houve produção do gênero estudado.