quarta-feira, 24 de maio de 2017

PROJETO DE LEITURA: LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURA – ENSINO MÉDIO

CLASSICISMO EM PORTUGAL: CAMÕES ONTEM E HOJE.
PROFESSORA: Socorro Sousa

A oficina teve como finalidade identificar os fatores que proporcionaram o Renascimento, reflexão sobre as características do classicismo e análise de poemas líricos de Luís Vaz de Camões. Uma viagem à estrutura do poema épico “Os lusíadas”.
Como motivação para iniciar os trabalhos, os alunos analisaram a pintura Monalisa, considerada clássica da Era Moderna. Também houve a audição da música Monte Castelo , onde faz um recorte do poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Camões.

VANGUARDAS EUROPÉIAS E MODERNISMOS: INSPIRAÇÃO X INOVAÇÃO.
PROFESSORA: Jaciara Santos

A oficina abordou a Primeira Fase do Modernismo: A Semana de Arte de 22 – a inovação. A vida e a obra dos escritores: Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade e Manoel Bandeira.
Várias atividades foram realizadas, como: Leitura deleite de poemas modernistas, exposição dialogada de slide e vídeo: Semana de arte Moderna – um só coração. Os alunos ainda produziram textos e pesquisas sobre o tema da oficina.


REALISMO DE MACHADO DE ASSIS
PROFESSORA: Juliette Henrique

Os estudantes aprenderam sobre o O Realismo no Brasil que tem como marco inicial a obra Memórias póstumo de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis. Brasil, durante o período de passagem do Romantismo para o Realismo, sofreu inúmeras mudanças na história econômica, política e social. É nesse contexto que surge um dos mais importantes escritores de nossa literatura: Machado de Assis (1839 – 1908).