quarta-feira, 15 de maio de 2013

OBMEP – ALUNOS GANHAM BOLSA DO CNPq PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Jr. (PIC).


                   A Iniciação Científica (em matemática) é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por professores qualificados, nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
               Os alunos Williene Marques, João Elias Barbosa, Marcos Ramon Bezerra, Caíque Figueiredo(ouvinte),   Amanda da Conceição Evaristo ( medalhistas de bronze) Arthur Marques,   Luís Moura,  Gabriel Felipe,  Lyon Arthur ,  Petterson Cascimiro , Gabrielly Andrade,   Fernanda Nunes, João Victor Nunes ,  Maírla Marina Ferreira e   Brenno Willian (ouvinte)  foram contemplados com bolsa de estudo para participarem do PIC. Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos alunos classificados com medalhas e menção honrosa na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemáticadas Escolas Públicas. Ser bolsista do CNPq é um diferencial na vida de um aluno pela excelência que caracteriza essa bolsa. Com certeza, é uma valorização especial do currículo de qualquer aluno! Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que irá marcá-lo por toda a vida.
     “Esta conquista me fez acreditar mais no meu potencial, estou muito estimulado para continuar estudando em busca de ser novamente classificado na OBMEP de 2013”, disse João Victor Fernandes, aluno da 8º série. “Como é emocionante testemunhar o sucesso do nosso filho, a cada dia incentivo mais para que ele  busque seus objetivos”, palavras da senhora Luci, mãe do aluno João Elias, medalhista de bronze em 2012.
Para Ivan, gestor da escola, o exemplo desses alunos deve servir de incentivo para a participação de todos os alunos da OBMEP de 2013, a primeira fase será realizada no mês de junho.


.


INICIA O CURSO DE INGLÊS DO PGM .


            Alunos do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco participam do curso de inglês ofertado pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM).
           As aulas iniciaram na segunda-feira (22/04) e os alunos contemplados no PGE estão com uma ótima frequência. Para eles, A língua inglesa é IMPRESCINDÍVEL nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo FUNDAMENTAL. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da COMUNICAÇÃO com todo o MUNDO.
          Com a GLOBALIZAÇÃO, muitos brasileiros têm ido ao exterior para estudos, negócios e férias. Da mesma forma muitos estrangeiros também têm vindo para o Brasil com as mesmas finalidades. Nestas horas qual a língua mais comum que utilizamos para comunicar-nos com os estrangeiros? O INGLÊS.
          Na esperança de vivenciar a experiência de Débora e Henrique,, os alunos acordam cedo, participam das aulas e se esforçam para conquistar uma vaga de futuro intercambista.
          Não existem métodos milagrosos nem escolas excepcionais que o tornarão num “expert” em Inglês em pouco tempo. Na realidade é um estudo longo que dependerá também do empenho do estudante em querer aprender cada vez mais. A dica é utilizar diferentes métodos para estudar outro idioma, como filmes, músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que dê prazer em estudar. E claro, aproveitar as aulas, pois o maior prêmio é o conhecimento que servirá como base para inúmeras oportunidades.

REUNIÃO DE PAIS E ESCOLA EM CLIMA ALEGRE E ACOLHEDOR!


A escola Tomé Francisco realizou  a segunda reunião de pais ontem ( terça-feira – 14/05). Logo na chegada, os pais foram recepcionados com cartões de boas vindas e agradecimento pelo comparecimento.
                A reunião foi dividida em três momentos: O primeiro momento – Assembleia geral - onde o gestor Ivan Nunes cumprimentou e agradeceu a todos os pais e explicou os objetivos da reunião. Além de socializar assuntos de interesse geral como: 1ª Fase da OBMEP, resultados do Concurso Internacional de Cartas, filmagem do projeto “Minha Escola uma Excelente Escola”, Projeto de Leitura entre outros. Este momento foi marcado também por uma linda e emocionante coreografia da música Asa Branca versão instrumental representada pelas as alunas do ensino Fundamental I e Organizada pela educadora de apoio Josilene Quidute.
     O segundo momento aconteceu em oficinas nas salas de aula, em contato com os professores, os pais participaram de sensibilização, assistiram reportagens sobre a escola, discutiram sobre a importância das atividades de sala de aula e de casa, frequência, estudo individual, acompanhamento dos pais e tiveram acesso ao boletim com o rendimento do 1º bimestre.
      E para encerrar os professores e a equipe gestora realizaram plantão pedagógico, seguido de um saboroso lanche com direito a sobremesa.  Confira no gráfico abaixo o percentual de presença dos pais.