terça-feira, 12 de julho de 2016

Aprendizagem: foco do encontro dos professores da Tomé.

Uma das preocupações dos professores em suas atividades docentes é com a aprendizagem dos alunos.  Por que uns aprendem e outros não? Essa é uma pergunta que muitos se fazem e estão sempre em busca de informações, de modo a conseguir para o discente, o máximo de aprendizado possível.
Considerando o desafio de cuidar da aprendizagem dos alunos, a equipe gestora e pedagógica da Escola Tomé Francisco da Silva planejou a pauta de encontro com os professores, no dia 11/07, com foco nos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. Entre os objetivos:
·         Identificar fatores que interferiram na aprendizagem dos alunos no 2º bimestre letivo;
·         Refletir sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar;
·         Compreender a importância de adotar ações eficazes, como também identificar as mudanças necessárias em benefício do próprio desempenho;
Vários temas foram abordados de forma dinâmica e reflexiva: atitudes de pessoas bem-sucedidas, fatores que interferem na aprendizagem segundo alguns autores, competências do professor, como os alunos aprendem, além de opiniões que há tempos estão incorporadas ao dia a dia da escola.

A equipe compreendeu que uma das razões do baixo desempenho dos alunos pode estar no uso inadequado de estratégias pedagógicas como, por exemplo, aulas bastante longas, os conteúdos transmitidos fora de contexto e quase nenhum significado para o aluno. Isso porque o jovem que temos hoje na escola é muito mais submetido a estímulos, de naturezas diversas, do que aquele de dez ou vinte anos atrás, quando os professores atuais foram formados. As suas necessidades, os seus interesses, passam por essa nova forma de se observar o mundo. Sendo assim, continuar a utilizar metodologias que não põem o aprendiz no centro da construção do seu saber, com conteúdos não contextualizados e de pouca significação para ele, pode ser a explicação para o insucesso em seu aprendizado. É preciso estar atento para isso!