Uma das preocupações dos professores em
suas atividades docentes é com a aprendizagem dos alunos. Por que uns aprendem e outros não? Essa é uma
pergunta que muitos se fazem e estão sempre em busca de
informações, de modo a conseguir para o discente, o máximo de aprendizado
possível.
Considerando
o desafio de cuidar da aprendizagem dos alunos, a equipe gestora e pedagógica
da Escola Tomé Francisco da Silva planejou a pauta de encontro com os professores,
no dia 11/07, com foco nos fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. Entre
os objetivos:
·
Identificar fatores que interferiram na
aprendizagem dos alunos no 2º bimestre letivo;
·
Refletir sobre as contribuições da relação entre
professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar;
·
Compreender a importância de adotar ações
eficazes, como também identificar as mudanças necessárias em benefício do
próprio desempenho;
Vários temas foram abordados de forma
dinâmica e reflexiva: atitudes de pessoas bem-sucedidas, fatores que interferem
na aprendizagem segundo alguns autores, competências do professor, como os
alunos aprendem, além de opiniões que há tempos estão incorporadas ao dia a dia
da escola.
A equipe compreendeu que uma das razões
do baixo desempenho dos alunos pode estar no uso inadequado de estratégias
pedagógicas como, por exemplo, aulas bastante longas, os conteúdos transmitidos
fora de contexto e quase nenhum significado para o aluno. Isso porque o jovem
que temos hoje na escola é muito mais submetido a estímulos, de naturezas
diversas, do que aquele de dez ou vinte anos atrás, quando os professores
atuais foram formados. As suas necessidades, os seus interesses, passam por
essa nova forma de se observar o mundo. Sendo assim, continuar a utilizar metodologias
que não põem o aprendiz no centro da construção do seu saber, com conteúdos não
contextualizados e de pouca significação para ele, pode ser a explicação para o
insucesso em seu aprendizado. É preciso estar atento para isso!