quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Abertas as inscrições para Certificação do Progepe


Certificação é condição para se candidatar as funções de diretor e adjunto das escolas estaduais


Estão abertas as inscrições da Avaliação em Conhecimentos de Gestão Escolar para Certificação no âmbito do Programa de Formação de Gestor Escolar de Pernambuco (Progepe). Os professores efetivos que participaram do Curso de Aperfeiçoamento promovido pela Secretaria de Educação podem participar. Para isso, é necessário que até 28 de outubro realizem a inscrição através do sitewww.progepe.educacao.pe.gov.br.
A prova tem por objetivo aferir, através de uma avaliação formal, as competências profissionais necessárias às funções de representação de diretor escolar e adjunto, priorizando a capacidade de organizar, orientar e liderar as ações e processos desenvolvidos na escola com ênfase na aprendizagem e formação dos estudantes. Além disso, a aprovação no teste, devidamente homologada, concederá ao candidato a certificação que se constitui em condição para o exercício dessas funções nas escolas estaduais.
A Avaliação em Conhecimentos de Gestão Escolar acontecerá no dia 11 de novembro, das 8h30 às 12h30 nos locais escolhidos pelos candidatos no ato da inscrição. O resultado final será disponibilizado nestelink, no dia 14 de novembro. Será certificado o candidato que for aprovado na Certificação com nota igual ou superior a sete e tenha alcançado frequência mínima de 80% no Curso de Aperfeiçoamento.
Vale salientar que a data da avaliação para certificação dos técnicos educacionais será publicada posteriormente em edital específico.

FESTA EM HOMENAGEM AOS PROFESSORES ORGANIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO.

IV MOSTRA PEDAGÓGICA DE PE – COMHEÇA OS TRABALHOS APRESENTADOS PELOS PROFESSORES DA TOMÉ.


Hoje, quinta-feira, 25/10/ 2011, as professoras Maria do Bom Conselho Fernandes e Maria do Bom Conselho Silva, juntamente com a diretora adjunta Rosineide Alves de Almeida Oliveira replicam para todo estado duas ( 02) experiências bem-sucedidas desenvolvidas na escola Tomé Francisco. O evento acontece no Centro de Convenções em Olinda – PE.



HENRIQUE RELATA SUA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NOS EUA


“Nem tudo é diferente”. O maior problema é com a comunicação, onde dia após dia estou melhor. Saudade, isso é algo inevitável, mas se família e amigos estivessem aqui, eu não voltaria pro Brasil.


Na escola (Sandra Day O'Connor High School) estou me virando bem... Nota "A" em Ed. Física, Governo Americano, Introd. Artes e Cálculos, e "B" em Física e Inglês (obs: A=90%-100%, B=81%-89%). Sou considerado Júnior (2º ano médio), embora eu faça 3 matérias de Senior (3º médio) - Gov. Americano, Física e Cálculos (me botaram em Álgebra, mas na semana seguinte já me botaram pra algo mais avançado...)

Minha host family é super adorável! Ajudam-me em qualquer coisa que eu precisar! Meu host father é aposentado da Força Aérea Americana (trabalhou durante mais de 20 anos nela), e atualmente é professor de matemática na escola que estudo (coinsidência, hein?)
Já viajei por lugares super legais, acampei, visitei o Grand Canyon, Montezuma Castle, e ainda vou passar o Natal em Denver, it's all awesome!!

Por enquanto é isso, pretendo enviar mais detalhes no futuro... Mas, acordar às 6 da manhã pra ir pra escola, pegar o ônibus amarelinho q vc vê nos filmes, se sentir o personagem "Chris" na hora do almoço, assistir e aprender a jogar futebol americano, entre várias outras coisas, não é nada difícil. ; “D”






From: henriquevieira65@hotmail.com
To: ramonvitor13@hotmail.com
Subject: RE: Blog
Date: Thu, 11 Oct 2012 02:06:55 +0300

DIÁRIO DE IVAN NOS EUA – II PARTE


CONSIDERAÇÕES SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL AMERICANO.



Nas visitas as escolas e nas palestras e reuniões que participei até então, observei  vários aspectos que me chamaram atenção, como a capacidade das escolas de trabalhar com alunos de diversas partes do mundo e o grande envolvimento da Associação dos Pais e Mestres. Toda a escola tem uma equipe de professores habilitada para atuar com treinamento de docentes, atendimento à comunidade, trabalhos voltados para o incentivo à leitura e atendimento aos portadores de necessidades especiais. Também observei a preocupação das escolas em formar os alunos para o mundo de trabalho, fazendo com que sejam capazes de desenvolver suas habilidades com compromisso e segurança, por meio de uma aprendizagem contextualizada, relacionando a realidade dos alunos com o novo conhecimento.

A educação nos EUA não possui uma lei única que a regulamente, como no Brasil, mas o Governo Federal promove a educação igualitária para todos, por meio de programas que visam à melhoria da educação para atingir, principalmente, as minorias.

Cada estado estabelece suas próprias leis para a educação, e padrões para alunos e professores, assim como acompanham o desempenho das escolas. Caso uma escola não apresente o padrão mínimo desejado, o Estado providencia a ajuda necessária. Se, ainda assim, não houver resultado, a escola pode fechar.

Ainda na apresentação do sistema educacional americano, destacam-se: O desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, a prioridade na aprendizagem, a identificação funcional, a responsabilidade social, a avaliação institucional; o ensino contextualizado; a descentralização curricular; o empenho e dedicação profissional; a educação como prioridade nacional; o suporte humano e pedagógico; a valorização de parcerias; a gestão participativa; o envolvimento da família; o verdadeiro papel do diretor como líder, a preocupação com o ingresso do aluno para a universidade; e elaboração de portifólio do aluno.

Ter a oportunidade de conhecer o sistema de educação praticada nos Estados Unidos e poder comparar com o sistema de educação no Brasil foi muito importante. Acredito que com essa experiência passo a ter uma nova visão crítica da nossa realidade, acreditar mais em nós mesmos, pois esta experiência me leva a refletir sobra a importância de práticas como: reavaliação, reflexão, mudança de atitudes e até mesmo de concepção, avanço nas propostas, ações e perspectivas promovendo uma contínua melhoria do meu trabalho.