segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PROJETO COMPARTILHANDO LEITURAS

     O Projeto "Compartilhando Leituras”, da Professora Rosineide Alves, tem como objetivo incentivar os alunos do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva a ler os clássicos literários. O projeto também incluirá a leitura de textos informativos de atualidades para a realização de debates e produções escritas.
   
A primeira RODA DE CONVERSA,  foi realizada na sexta-feira, dia 18. A professora ficou feliz com o resultado, e diz que percebeu o compromisso dos alunos e como eles demonstraram uma grande desenvoltura na atividade, que também oportunizou o desenvolvimento de habilidades da oralidade. 

      A aluna Flávia Regina, do 3º ano A apresentou a obra "O Unitário", de Pedro Puech; fazendo um resumo e uma apreciação crítica em relação ao cenário, personagens, contexto histórico, aproveitando para recomendar a leitura aos colegas. Clarice Lispector foi apresentada aos leitores pelo aluno Arthur Marques, que leu a a obra "A Paixão segundo GH". Estranhou um pouco o estilo da autora, o que não o impediu de tentar compreender e tirar lições da trama criada por uma das escritoras mais célebres do Modernismo brasileiro.

      "As melhores crônicas de Fernando Sabino" foram lidas e apreciadas pela aluna Beatriz Melo, que comentou sobre a crônica "Notícia de Jornal". O aluno Tobias Fernandes  leu a obra "A terra dos meninos pelados", do ícone da literatura regionalista do Modernismo: Graciliano Ramos. E Mariana encantou-se com a leveza que invade a alma, da poesia de Cora Coralina, recitando um dos poemas da obra "Vila Boa de Goyaz" (escrito assim mesmo pela autora). 

       A experiência dessa primeira roda de conversa do projeto foi bastante proveitosa, a próxima rodada de leituras será iniciada na próxima semana.

          Nas próximas etapas do projeto, os alunos redigirão resenhas escritas para serem publicadas no Blogliterário, blog criado pela Professora Rosineide.

O Projeto “Compartilhando Leituras” será estendido a todas as turmas do Ensino Médio, com a parceria das professoras de Língua Portuguesa: Silene Paiva, Socorro Souza e Ana Paula Fernandes.