sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INOVAÇÃO E DINAMISMO NA IV MOSTRA PEDAGÓGICA

Professores da Tomé apresentam suas experiências exitosas


  Como bem disse Ana Selva, Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação  "Não estamos aqui para mostrar o diferente. O que estamos expondo é o que já fazemos todos os dias em cada uma das escolas”. Com estas palavras fez a abertura da IV Mostra de Experiências Pedagógicas, no Centro de Convenções de Olinda, na quinta-feira, 25 de outubro. Estas palavras de Ana Selva traduzem realmente o que foi apresentado na IV Mostra de Experiências Pedagógicas promovida pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Percebe-se, a cada ano, o despertar dos professores para a necessidade de inovar a prática pedagógica, atendendo uma clientela ávida do saber, capaz de interagir e construir seu próprio conhecimento de acordo com as exigências do século XXI. 
      A mostra trouxe trabalhos expostos em stands e experiências apresentadas através de comunicação oral, atendendo todas as disciplinas do currículo e modalidades de ensino.
     A escola Tomé Francisco da Silva foi  muito bem representada pelas professoras Maria do Bom Conselho Silva, de Matemática, e Maria do Bom Conselho Fernandes, de Biologia, com experiências desenvolvidas com alunos de Ensino fundamental e Médio. Com os projetos: "Em Sintonia com a Agenda 21" e "Eu, meu Amigo e a Matemática", as professoras mostraram que é possível inovar o ensino em nossas escolas. Segundo as duas expositoras, os alunos sentiram-se mais motivados para estudar as disciplinas envolvidas nos projetos e demonstraram um bom desempenho  na aprendizagem dos conteúdos, já que os mesmos foram trabalhados unindo-se a teoria à prática. Confira neste blog o resumo de cada experiência em publicação anterior.

     A diretora-adjunta, Rosineide Alves, também estava presente no evento, representando o gestor Ivan que se encontra em intercâmbio nos Estados Unidos. Para abrilhantar mais ainda a apresentação da professora Bom conselho Silva, juntou-se à plateia os demais professores da escola, que chegavam de outro evento educativo promovido pela Secretaria de Educação.
    Na abertura do evento, o coral de surdos Vozes do Silêncio, composto por estudantes da Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque, emocionou os mais de 400 presentes que lotaram o Teatro Beberibe, com canções como A vida do viajante, de Luiz Gonzaga, e Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, interpretadas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Eles foram regidos pelo professor Marcelo Barreto.
    Durante todo o dia, cerca de 100 trabalhos, de todas as 17 regionais, permaneceram expostos no hall do Centro de convenções. “Professores, alunos e todos envolvidos no processo educacional são valorizados em um evento como este”, disse ainda Ana Selva.