segunda-feira, 18 de março de 2019

ALUNOS DO 9º ANO PARTICIPAM DE AULA INAUGURAL DA JORNADA AMPLIADA


          Na semana passada, aconteceu o início da jornada ampliada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de prepará-los para as avaliações externas, este ano SAEPE e PROVA BRASIL. Como sabemos que a inovação nas práticas pedagógicas e o incentivo aos alunos para uma boa participação e empenho é um fator importante, as coordenadoras pedagógicas Rosineide Alves, Bom Conselho Fernandes e Josineide Quidute organizaram uma aula inaugural com atividades atraentes e informativas sobre os objetivos desta ação.
No 9º ano A, a aula inaugural ocorreu no dia 15/03 (terça-feira) e no 9º B, em 16/03 (sexta-feira). Os alunos foram acolhidos com as boas-vindas pelo Gestor Ivan Nunes, com palavras de incentivo e entusiasmo.
As atividades começaram com uma dinâmica, na qual os alunos receberam bolas de sopro (bexigas); a professora deu o comando para que enchessem as bexigas, em seguida, eles foram para o centro da sala e começaram a brincar com as bolas até estourá-las. De dentro de cada uma caiu um pequeno papel no qual estavam escritas algumas mensagens e perguntas sobre os objetivos da jornada ampliada. Já em seus lugares, cada aluno socializou o conteúdo do seu escrito e fez um comentário. As perguntas giraram em torno do tema SAEPE e PROVA BRASIL. Quando os alunos não conseguiam responder, as coordenadoras e professoras davam a resposta já antecipando o conteúdo que seria trabalhado a seguir.
Terminada dinâmica, a professora propôs uma leitura compartilhada da Cartilha SAEPE/PROVA BRASIL, esclarecendo os objetivos, benefícios, as políticas públicas advindas das avaliações externas, as metas e uma cartinha do corpo docente, sensibilizando os alunos a cerca da sua importância nos bons resultados da escola.
Os alunos e alunas também tiveram acesso ao resultado da proficiência do SAEPE de 2018, comparando as disciplinas de Língua portuguesa e Matemática. Depois foram apresentados os gráficos com os resultados da Avaliação Diagnóstica realizada na semana anterior, momento em que eles puderam ver o percentual de erros e acertos obtidos pela turma. Percebeu-se o impacto destas informações para os alunos, através da admiração e interesse que eles demonstraram ao conhecerem o processo pelo qual passam as avaliações realizadas por eles.
Para encerrar, todos apreciaram a cantaram a canção “Eu vou Seguir”, de Marina Elaine. Para completar o momento de sensibilização e compartilhamento, todos se serviram de uma deliciosa torta patrocinada pelas famílias dos alunos.