quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Demonstração, experimentação, diversão e aula de campo para dar significado à aprendizagem.

A aprendizagem significativa é uma das correntes de pensamento do educador David Ausubel. Por ela entende-se que é preciso ir além de adquirir conhecimentos e que esses conhecimentos precisam dar sentido a diversos segmentos da vida do estudante.
                Assim, ministrar aulas " apenas"   entre quatro paredes, já não é mais suficiente  para uma aprendizagem capaz de penetrar  na informação  e dar significado a aprendizagem,  é preciso desenvolver mecanismos que favoreçam o aluno a interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes .
                Conscientes da necessidade de criar novas possibilidades de aprendizagens e dar vida ao currículo, nas aulas da Tomé Francisco são incorporadas estratégias como demonstração, experimentação, descontração e aula de campo entre outros procedimentos metodológicos. A exemplo disso, a professora Dirlande Medeiros com o intuito de aprimorar a aprendizagem dos conteúdos substâncias e misturas para os alunos do 6º ano, estimulou os pequenos a colocarem em prática o que discutiram na teoria.
                Sob a orientação da referida professora os estudantes deram um show de criatividade e mostraram que aprenderam diereitinho os conteúdos, ao simularem diversos tipos de misturas.
                Para estudar a paisagem, seus elementos e suas modificações a professora Cassandra promoveu uma aula campal, onde os alunos puderam apreciar ao vivo e a cores, tocar, sentir o cheiro e fazer anotações do ambiente observado. Já em sala de aula os alunos produziram relatórios sintéticos a partir da ficha de observação utilizada durante a atividade de campo.
                Os alunos do 7º ano, também foram privilegiados com uma aula diferente e uma abordagem produtiva e reflexiva, a professora Danúbia, abordou os tipos de máquinas simples (tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unhas, alavancas, roldanas,  engrenagens , etc) por meio de exposição e demonstração de uso de alguns objetos usados no cotidiano. E para explicar o funcionamento de uma alavanca, a mesma levou os alunos ao parquinho da escola para brincarem em uma gangorra, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre o funcionamento desse tipo de alavanca.






ALEGRIA E ENTUSIASMO MARCAM A RECEPÇÃO AOS ALUNOS NOVATOS


           Nos dias 06 e 07 de fevereiro cerca de cento e setenta (170) alunos novatos foram recepcionados com muita alegria e entusiasmo pela equipe gestora, coordenação pedagógica e outros alunos que já estudam na escola há alguns anos. O objetivo da calorosa acolhida foi aproximar os novos alunos e fortalecer os laços, já desde início do ano.

          A programação foi ministrada a maior parte do tempo por um grupo de alunos protagonistas que com muita maestria deram conta do recado. Ainda de férias, na última semana de janeiro, Ana Cecília, Tomaz, José Ayron , Maria Clara, Mirelle e Humberto Filho, se reuniram com a coordenação  para preparar tudo nos mínimos detalhes.
No pátio interno da escola, os novos colegas foram recepcionados ao som de músicas de boas-vindas com a banda Seecls of Tomorrow (Sementes do amanhã) que surgiu nas aulas de Projeto de vida em 2019.Em seguida aconteceram dinâmicas de apresentação e motivacional envolvendo todos os presentes. 
Para familiarizar os estudantes que entraram neste ano letivo de 2020, os protagonistas promoveram discussão do regimento interno da escola e apresentaram os principais projetos, ações pedagógicas, olimpíadas e concursos da escola por meio de vídeos institucionais e slides e encorajando os recém chegados  a participarem efetivamente.
 Para finalizar a pomposa acolhida os estudantes anfitriões em clima de muita empolgação, gratidão e emoção relataram  suas trajetórias na Tomé Francisco.