quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Demonstração, experimentação, diversão e aula de campo para dar significado à aprendizagem.

A aprendizagem significativa é uma das correntes de pensamento do educador David Ausubel. Por ela entende-se que é preciso ir além de adquirir conhecimentos e que esses conhecimentos precisam dar sentido a diversos segmentos da vida do estudante.
                Assim, ministrar aulas " apenas"   entre quatro paredes, já não é mais suficiente  para uma aprendizagem capaz de penetrar  na informação  e dar significado a aprendizagem,  é preciso desenvolver mecanismos que favoreçam o aluno a interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes .
                Conscientes da necessidade de criar novas possibilidades de aprendizagens e dar vida ao currículo, nas aulas da Tomé Francisco são incorporadas estratégias como demonstração, experimentação, descontração e aula de campo entre outros procedimentos metodológicos. A exemplo disso, a professora Dirlande Medeiros com o intuito de aprimorar a aprendizagem dos conteúdos substâncias e misturas para os alunos do 6º ano, estimulou os pequenos a colocarem em prática o que discutiram na teoria.
                Sob a orientação da referida professora os estudantes deram um show de criatividade e mostraram que aprenderam diereitinho os conteúdos, ao simularem diversos tipos de misturas.
                Para estudar a paisagem, seus elementos e suas modificações a professora Cassandra promoveu uma aula campal, onde os alunos puderam apreciar ao vivo e a cores, tocar, sentir o cheiro e fazer anotações do ambiente observado. Já em sala de aula os alunos produziram relatórios sintéticos a partir da ficha de observação utilizada durante a atividade de campo.
                Os alunos do 7º ano, também foram privilegiados com uma aula diferente e uma abordagem produtiva e reflexiva, a professora Danúbia, abordou os tipos de máquinas simples (tesouras, abridor de garrafas, saca-rolha, cortador de unhas, alavancas, roldanas,  engrenagens , etc) por meio de exposição e demonstração de uso de alguns objetos usados no cotidiano. E para explicar o funcionamento de uma alavanca, a mesma levou os alunos ao parquinho da escola para brincarem em uma gangorra, ao mesmo tempo em que aprendiam sobre o funcionamento desse tipo de alavanca.