quinta-feira, 5 de março de 2020

06 DE MARÇO DATA MAGNA DE PERNAMBUCO

A data magna do Estado de Pernambuco presta uma justa homenagem à chamada Revolução Pernambucana e seus líderes, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.
                O movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio do padre João Ribeiro, padre Miguelinho, padre Roma, Vigário Tenório, Frei Caneca, Antônio Carlos de Andrada e Silva, Domingos Teotônio Jorge entre outros. Eles instalaram um governo provisório que tinha como propostas a proclamação da República, a extinção de impostos abusivos e a elaboração de uma Constituição para garantir direitos aos cidadãos, tais como: a igualdade de todos perante a lei, a liberdade religiosa. Desde o dia 6 de março de 2008, foi realizada a primeira comemoração da Data Magna de Pernambuco
                        No período de 02  a  05 de março o chão da Escola Tomé Francisco se voltou para reflexões e debates acerca da  Revolução de 1817.As professoras Ângela Maria de Oliveira, Daniela Justino , Kassia Shizane e Maria do Socorro Nunes Francisco promoveram ricos momentos de discussão , estudo e resgate  da História de Pernambuco.
Cientes da importância de suscitar nas novas gerações a riqueza da história do nosso estado, as educadoras supra citadas sob a orientação da coordenadora Maria do Bom Conselho Fernandes, valeram-se de textos, músicas, imagens, mapas textuais e dos símbolos estaduais para enriquecer os trabalhos alusivos à Revolução Pernambucana.
Para encerrar as comemorações e reflexões sobre a Data Magna, hoje pela manhã no pátio interno, alunos, gestores, professores e demais funcionários se reuniram para hasteamento  da bandeira pernambucana e cântico do hino de Pernambuco.