sexta-feira, 24 de outubro de 2014

2º AULÃO PREPARATÓRIO PARA AS AVALIAÇÕES EXTERNAS: SAEPE - ENEM E VESTIBULARES 2014

Tradução de aprendizagem, interesse, integração, envolvimento, interação, superação, compromisso e responsabilidade.

 Aconteceu na última quarta-feira, dia 22 de outubro do ano em curso o 2º Aulão 2014 da Escola Tomé Francisco da Silva, para as turmas: 9º Ano do Ensino Fundamental e 3º Ano do Ensino Médio.
Estes aulões são pensados e estruturados no sentido de oportunizar aos alunos um ambiente de aprendizagem mais significativo, rico, atraente e diversificado, onde o conhecimento seja disseminado na interação constante entre professores e estudantes.
 Os alunos, professores, Gestão e Coordenação ficaram muito satisfeitos com o resultado do mesmo, pois todos os objetivos foram alcançados satisfatoriamente.
É gratificante perceber o interesse e a participação dos alunos nestes momentos e o empenho com que os professores e os outros setores da escola organizam estes eventos. Com certeza esta é uma escola onde todas as ações são direcionadas para a aprendizagem e o sucesso de todos os alunos.

Todos estão de  parabéns!!

RODA DE PIADAS PARA DIVERTIR E ENSINAR EFEITO DE HUMOR AS CRIANÇAS DO 5º ANO.

                 Na quarta-feira, 22 de outubro, as 40 crianças do 5º ano da professora Mônica participaram de uma roda de piadas organizada com o objetivo de desenvolver a habilidade dos estudantes reconhecerem, identificarem o efeito de humor nesse tipo texto. Cada um recebeu de presente um livro de piadas para ler e ensaiar em casa. O suporte apresenta pequenas piadas, de contexto e linguagem familiares aos estudantes nesse período de escolarização.
           Na roda de piadas, as crianças receberam uma plaquinha com 02 expressões faciais: de um lado: alegria; do outro: tristeza. A tarefa do aluno é fazer uma escuta atenta da piada e se reconhecer o efeito de humor presente, após a gargalhada, levantar a plaquinha sorrindo. Caso contrário, a plaquinha que será levantada vai ser de choro e a tarefa do contador de piada vai ser tentar explicar onde está a graça da sua leitura. Para a professora Mônica, o gênero piada é bastante adequado para avaliar essa habilidade, pois apresenta uma pequena narrativa, com uma quebra de expectativa ao final, ou seja, um final inesperado que pode levar o leitor e ou o interlocutor ao riso.

       As crianças desenvolveram a habilidade de identificar o efeito de humor em um texto de forma lúdica, pois a roda de piadas tornou-se para elas, uma verdadeira diversão. A atividade fez parte da sequência didática do trabalho com textos humorísticos.




ESPAÇOS QUE COMUNICAM

       A imagem da escola vai muito além de investir na infraestrutura física, a comunicação interna e externamente refletem informações sobre o seu PPP.

                 É certo que instalações bonitas e agradáveis fazem com que alunos, professores e funcionários se sintam acolhidos e respeitados e, com isso, produzam mais e melhor. Mas, a aparência, isolada, não basta. Ou seja, a infraestrutura é uma parte da questão. “ Imagem é aquilo que os outros enxergam numa instituição, é sua identidade, construída com base em valores e ações cotidianas”, diz Agnelson Correali, consultor de recursos humanos, em São Paulo.
           A equipe gestora da Escola Tomé Francisco da Silva entendeu o seu recado e investe em diversas formas de comunicação interna e externamente para melhorar sua imagem. Nessa instituição, os cadernos dos alunos, os murais, as paredes e os muros refletem informações sobre os projetos pedagógicos e a organização escolar. Nada de arrumar a escola no início do ano para ficar do mesmo jeito os 200 dias letivos. É preciso exercitar o olhar, comunicar mensagens diversas, valorizar datas comemorativas, divulgar trabalhos, ou seja, na Tomé “o espaço troca de roupa de acordo com cada ocasião”. Para Ivan, essa é uma eficiente forma de comunicação e valorização dos profissionais da Tomé, uma vaidade da qual não abrimos mão.