sexta-feira, 24 de outubro de 2014

RODA DE PIADAS PARA DIVERTIR E ENSINAR EFEITO DE HUMOR AS CRIANÇAS DO 5º ANO.

                 Na quarta-feira, 22 de outubro, as 40 crianças do 5º ano da professora Mônica participaram de uma roda de piadas organizada com o objetivo de desenvolver a habilidade dos estudantes reconhecerem, identificarem o efeito de humor nesse tipo texto. Cada um recebeu de presente um livro de piadas para ler e ensaiar em casa. O suporte apresenta pequenas piadas, de contexto e linguagem familiares aos estudantes nesse período de escolarização.
           Na roda de piadas, as crianças receberam uma plaquinha com 02 expressões faciais: de um lado: alegria; do outro: tristeza. A tarefa do aluno é fazer uma escuta atenta da piada e se reconhecer o efeito de humor presente, após a gargalhada, levantar a plaquinha sorrindo. Caso contrário, a plaquinha que será levantada vai ser de choro e a tarefa do contador de piada vai ser tentar explicar onde está a graça da sua leitura. Para a professora Mônica, o gênero piada é bastante adequado para avaliar essa habilidade, pois apresenta uma pequena narrativa, com uma quebra de expectativa ao final, ou seja, um final inesperado que pode levar o leitor e ou o interlocutor ao riso.

       As crianças desenvolveram a habilidade de identificar o efeito de humor em um texto de forma lúdica, pois a roda de piadas tornou-se para elas, uma verdadeira diversão. A atividade fez parte da sequência didática do trabalho com textos humorísticos.