sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A MATEMÁTICA DESENVOLVE TRABALHO MERITOSO NO PROJETO DE LEITURA.

O estudo do temas EDUCAÇÃO FINANCEIRA E EDUCAÇÃO FISCAL, propostos pela BNCC em seus Temas Contemporâneos Transversais, e sob a denominação de Tratamento da Informação,  abarca uma gama de conteúdos específicos interligados entre si, de modo a permitir e facilitar o trabalho de Matemática  nesse contexto, em atendimento ao Projeto Político Pedagógico da escola no Projeto de Leitura.

Com salas temáticas que seduziram os olhos pelo ineditismo, o luxo e a beleza, as professoras Mônica Fernandes, Josefa Aparecida, Bom Conselho Silva e o professor Sebastião também de  forma inédita e criativa, favorecendo a construção do conhecimento,  prepararam oficinas condizentes com o nível de aprendizagem dos alunos,  abordaram informações relevantes sobre os temas e realizaram atividades com conteúdos matemáticos  relacionados.

No Ensino Fundamental priorizou-se a educação Financeira com as oficinas:
POUPAR NO PRESENTE PARA NÃO FALTAR NO FUTURO NAS TURMAS DE 6º E 7º ANOS
GESTÃO DE FINANÇAS: NECESSIDADES X DESEJOS NAS TURMAS DE 8º E 9º ANOS
Nestas, foram feitas abordagens sobre a construção da história do dinheiro ao longo do tempo, as mudanças que ocorrem de acordo com os avanços na civilização,  o uso das tecnologias atualmente como as funções das máquinas eletrônicas de auto atendimento e aplicativos bancários e também algumas formas de se organizar financeiramente, conhecer os seus ganhos e os seus gastos, identificar suas prioridades, ter uma relação responsável e inteligente com as finanças. Os gastos foram classificados em Necessários: são os gastos considerados imprescindíveis. Estão ligados às necessidades. Exemplos: alimentação, moradia e vestuário. Supérfluos: são os gastos que geram bem-estar e estão ligados mais aos desejos que às necessidades. Exemplos: restaurantes, TV a cabo e roupas de marca. Desperdícios: são os gastos que não geram bem-estar nem estão ligados às necessidades ou aos desejos. Exemplos: multas, pagar por algo e não usar, esquecer luz acesa ou a torneira aberta.
A educação financeira é uma caminhada que se dá ao longo da vida, os estudantes foram alertados sobre a importância da contribuição de cada membro da família para o equilíbrio do orçamento doméstico e deve encontrar a sua maneira, de uma forma simples, mas que funcione, de educar-se financeiramente.
No Ensino Médio, a abordagem prioritária foi a EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA com a oficina TRIBUTOS NO BRASIL.
Nesta, foram trabalhadas especificidades como a história dos tributos no Brasil, definição e fins de cada tributo no país,  a finalidade e importância da arrecadação de impostos bem como a carga tributária enquanto uma arrecadação obrigatória e impositiva, ainda que sejamos todos chamados de contribuintes e foram mencionados os prejuízos que a corrupção causa aos cofres públicos e consequentemente aos brasileiros.
Com tudo isso espera-se que o estudante compreenda o pagamento do imposto é necessário para a construção de uma sociedade mais justa, que sonegar e malversar recursos públicos , é um crime social que prejudica a sociedade e que  tenha consciência de que todos nós pagamos tributos e temos o direito de participar do processo de alocação do gasto público e temos direito à educação e saúde de qualidade, entre outros direitos sociais e o dever de exigir o atendimento a esses direitos, de fiscalizar e denunciar abusos aos órgãos competentes.










PROJETO DE LEITURA DA TOMÉ FRANCISCO É DESTAQUE NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Confira na íntegra essa matéria no site da Secretaria de Educação
http://www.educacao.pe.gov.br/portal/?pag=1&cat=18&art=5120



O LEGADO DE ARIANO SUASSUNA


 “Não troco meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém”


Com um legado de obras irreverentes, envolventes e com a presença maciça do seu humor crítico, Ariano Suassuna, tornou-se um escritor de renome e de respeito, fiel às suas origens e grande propagador dos costumes, do folclore e da cultura nordestina. Nascido em João Pessoa, PB e residente na infância, na cidade de Taperoá, PB, mudou-se para Recife, PE, após ter seu pai brutalmente assassinado. Afirmou, em palestra na Escola Tomé Francisco que considerava que “seu pai era a Paraíba e sua mãe era Pernambuco”, valorizando assim a importância dos dois estados nordestinos em sua vida e formação cultural.
Por duas vezes honrou a nossa escola com sua presença, a primeira vez acompanhado do saudoso Governador de PE, Eduardo Campos. Por não ter apresentado o espetáculo, devido a forte chuva que banhou Lagoa da Cruz naquele dia, prometeu que voltaria, e, de fato, cumpriu a promessa. Anos depois voltou, proporcionando à comunidade escolar, comunidade local e circunvizinhas um espetáculo nunca visto na região.
Por esta e tantas outras razões, o Projeto Literarte este ano presta-lhe uma homenagem com a inclusão de uma oficina para o 3º ano do Ensino Médio, através da qual, os alunos conhecerão a vida e a obra daquele que criticava a americanização da cultura brasileira com todo fervor.
A oficina traz como tema: O LEGADO DE ARIANO SUASSUNA, teve como público alvo o 3º ano do Ensino Médio,  e tem por objetivo principal  identificar elementos de representação do Brasil e dos brasileiros em obras de Ariano Suassuna, reconhecendo as inovações temáticas e formais dos seus textos e os efeitos de humor e ironia. As atividades desenvolvidas também atendem as competências do ENEM, da área 5: analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção e os conteúdos exigidos no SSA (Sistema Seriado de Avaliação da UPE).
Os conteúdos foram introduzidos a partir da sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a vida e obra de Suassuna e a leitura e análise de algumas de algumas de  suas frases mais cômicas e, ao mesmo tempo tão filosóficas. Em seguida, a professora exibiu um trailer do filme “Auto da Compadecida” e todos fizeram a leitura de um fragmento retirado da obra do mesmo nome. Após a interpretação oral do texto, os alunos compararam o texto escrito com o texto representado no vídeo, concluindo que o texto teatral é escrito para ser representado, pois os personagens, suas ações, figurinos e cenário é que dão vida à história contada.
Prosseguindo, a professora fez uma exposição dialogada, com uso de slides sobre a vida e obra de Suassuna, retratando o diálogo existente entre a obra do autor e o “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. A exposição deu um enfoque especial à obra AFARSA DA BOA PREGUIÇA, cuja leitura foi feita pelos alunos extraclasse, obra esta exigida no SSA deste ano. Um vídeo da farsa foi exibido, seguido da discussão sobre temática, personagens, espaço, etc. para finalizar a parte expositiva da oficina, os alunos apreciaram alguns registros da visita de Ariano à nossa escola.  Como oficina de criação, foi proposta a produção de um cartaz de propaganda (texto publicitário) sobre as obras de Ariano Suassuna. Os cartazes serão expostos para divulgar o acervo das obras do autor disponíveis na Biblioteca da escola e na internet.
Que o legado de Ariano inspire os jovens estudantes a valorizarem a nossa cultura e enxergarem o poder que tem a leitura.