sábado, 23 de novembro de 2013

EQUIPE DA TOMÉ RECEBE ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAJOLCA- FACULDADE DE IPOJUCA-PE.

      A visita de cerca de 20 estudantes de pedagogia a Escola Tomé Francisco aconteceu nesta sexta-feira, 22 de novembro. Os integrantes da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas de Ipojuca chegaram ao sertão de Pernambuco para  conhecer a Escola Referência Brasil 2012. “Trouxe os estudantes de pedagogia para lhes proporcionar a articulação dos fundamentos teóricos da gestão educacional com a vivência prática”, disse o professor Noberto Júnior.
      Os estudantes realmente tiveram uma aula prática de como a gestão democrática pode construir uma escola pública de qualidade social. As observações aconteceram nas salas de aula, na troca de turno, no recreio, na conversa com os integrantes da Tomé. O gestor Ivan ainda ministrou uma palestra para os estudantes, mostrando o caminho percorrido para conquista de tantas premiações e reconhecimento social.

    No final da tarde o grupo partiu, levando na bagagem a transposição dos conhecimentos teóricos para a vivência prática, a aquisição de novos conhecimentos, a humanização das relações entre os agentes que integram a gestão escolar. “ Fico feliz em poder contribuir para renovar nos jovens e futuros professores a credibilidade da ação educativa. A Escola Tomé Francisco é um exemplo de que nem tudo na educação são espinhos e os estudantes saíram daqui acreditando que a construção da escola Pública de qualidade é possível”. Palavras do gestor Ivan.










ESCOLA TOMÉ FRANCISCO SERVE COMO OBJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.

     Uma turma de graduandos de pedagogia da UFPE escolheu a Escola Tomé Francisco como fonte de uma pesquisa científica que visa analisar o cotidiano escolar, entender seus processos e luances, caracterizar uma educação de qualidade, baseados nos excelentes resultados desta instituição no IDEB, hoje objeto de pesquisa do projeto de iniciação científica na área educacional.
     Nesse primeiro momento, o graduando Diego José de Sena chegou à instituição para observar o cotidiano escolar durante dois dias – 21 e 22 de novembro, período em que pode listar alguns pontos positivos, como: gestão de pessoas bem orquestrada, espaço público bem utilizado e cuidado, formação do indivíduo como cidadão, atenção especial ao ensino aprendizagem.
    A segunda parte da pesquisa acontecerá no próximo ano quando graduandos e professores vão mapear melhor as ações da Escola Tomé Francisco numa pesquisa que durará cerca de uma semana, com inclusão de entrevistas. Em depoimento Diego disse que pelo que observou, já pode testemunhar o trabalho de qualidade realizado pela Escola Tomé Francisco.

MAIS UMA CONVERSA COM A FAMÍLIA ANTES DO FINAL DO ANO.

                 Quinta-feira, 21 de novembro. Data bem próxima ao término do ano  letivo, mas mesmo assim aconteceu na Escola Tomé Francisco da Silva uma reunião com os pais dos estudantes do Ensino Fundamental I. Os objetivos?  Dialogar sobre o cotidiano da escola, avaliar o Projeto Político Pedagógico e não apenas entregar as notas das crianças e falar sobre seu comportamento. 
               A última reunião do ano aconteceu em duas partes.  Em uma delas, os pais receberam dos professores os resultados dos trabalhos desenvolvidos, incluindo os aspectos positivos e o que poderia ter sido melhor, como a assiduidade às aulas, o compromisso com os estudos, o acompanhamento mais individualizado e o cumprimento dos deveres de casa e de sala de alguns estudantes. Na outra parte da reunião, os responsáveis se reuniram com equipe gestora e coordenação da escola que trataram de outros assuntos, como:
1.    Apresentaram as atividades realizadas fora da sala de aula, como os passeios, os projetos de leitura da biblioteca, os resultados das aulas de recuperação, entre outros.
2.    Houve esclarecimentos aos pais sobre as avaliações externas, como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), para os 3º anos, a Prova Brasil, para os 5º anos, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Pernambuco ( SAEPE)
3.    Apresentação de resultados positivos, como a premiação no concurso Arte livre e a premiação Nacional do Concurso dos Correios que ocorreu em Brasília.
4.    Apresentou-se como seria o encerramento do ano letivo e as informações sobre o período de matrícula e início do ano letivo para 2014.
5.    Fizeram a avaliação das reuniões e da escola. A proposta foi ouvir os pais sobre as mudanças ocorridas no convite dos encontros, no formato deles, com a divisão em duas partes, o grau de satisfação com os trabalhos da escola e ouvir sugestões.
            Os pais demonstraram que os esforços da equipe para melhorar a reunião estavam dando certo. Os familiares aprovam o formato dos encontros, da palestra, da forma como os professores conduzem as reuniões nas turmas. “Neste final de ano, a sensação que tenho sobre as reuniões de pais que realizamos é a de dever cumprido, pois já avançamos muito. No entanto, também fica a certeza de que ainda há muito por fazer para que todos participem mais ativamente do processo de escolarização de seus filhos” , palavras da educadora de apoio Josilene Quidute.