sexta-feira, 15 de junho de 2018

Convite para o Arraial da Tomé


CRIANÇAS DO 5º ANO PARTICIPAM DA II EDIÇÃO DA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)


A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas do país. Na 2ª edição da Jornada EAN – serão incluídas as unidades escolares do Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano). Esta nova edição será composta de quatro etapas com os seguintes temas: Comida de verdade na escola; Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar; Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil; Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!
A Escola Tomé Francisco da Silva, com a orientação das nutricionistas Maria Luciana da Silva e Geane Ramos, participa da 2ª edição da Jornada EAN com as turmas do 5º ano A (professora Adriana Medeiros) e 5º ano B (Mônica Fernandes), com o apoio da equipe gestora (Ivan Nunes e Josilene Quidute).
 A primeira etapa já foi cumprida pela equipe. Com o tema OFICINAS CULINÁRIAS: ESTIMULANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA, as crianças participaram de aulas teóricas e aulas práticas. Para trabalhar os conteúdos, as professoras apresentaram vídeos, fizeram contação de histórias e trabalharam diversos tipos de textos sobre alimentação saudável. Em matemática, exploraram quantidades, medidas, situações-problema e ensinaram a ler e construir gráficos e tabelas. Os alunos construíram cardápios e suas relações com a pirâmide de Harvard. Eles ainda realizaram entrevista com nutricionistas, conheceram e discutiram sobre o cardápio da merenda escolar (As características de cada alimento, os valores nutricionais e os seus benefícios para a saúde). Após trabalhar os conteúdos, os professores, com a supervisão das nutricionistas, passaram a realizar as aulas práticas: oficinas culinárias, onde as crianças foram orientadas a produzirem alguma opção de lanche saudável.  Assim, trabalharam não só com ingredientes, mas também com modos de preparo mais cuidadosos, cozimento lento e outros cuidados que fazem toda a diferença na qualidade final do alimento. Por fim, os alunos socializaram com toda a comunidade escolar e com os pais os conhecimentos sobre alimentação saudável no estande montado na quadra da escola na ocasião da Feira do Conhecimento.
O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!









TURMA DO 3º C FAZ CAMPANHA DE DOAÇÃO DE CABELO NA VI FEIRA DO CONHECIMENTO


A professora Danúbia Rêgo e os alunos do 3º ano C do Ensino Médio realizaram uma campanha de doação de cabelo “Doe cabelo, dê alegria!” na quinta-feira (7) na quadra da Escola Tomé Francisco da Silva, no estande “Os obstáculos na doação de sangue e de órgãos no Brasil”. No local, as pessoas interessadas puderam cortar o cabelo e doar para a confecção de perucas direcionadas às crianças que fazem tratamento no Hospital do Câncer em Recife – Pernambuco.  A ação foi organizada pelos Estudantes visa conscientizar sobre o câncer em mulheres, com o propósito de trabalhar a saúde, sobretudo a autoestima das mulheres.
Para o sucesso da campanha, a equipe contou com a participação de cabeleireiros voluntários (Raquielle Barbosa, Tina Galdino e Michele Costa) que doaram o seu tempo cortando e escovando os cabelos dos doadores: Gabriela Paulino Martins, Andressa Leandro, Maria Gabriela Alves, Ligia Barbosa Ferreira, Maria Rita ramos, Beatriz Leilane Freitas, Renale Beserra De Melo, Thayssa Larielly Silva, Patrícia Jaddy Guedes, Nathalia de Souza, Maria aparecida Leidiane, Ana Karollyne Medeiros, Karollyne kevilly Braz, Darlene dos Santos, Rafaela da Silva. No total, foram 16 doadoras. "A mulher é muito vaidosa, e passar por um momento tão difícil que é o câncer, e perder os cabelos é muito triste. Receber o cabelo de volta é elevar a autoestima” declarou a professora Danúbia.
Além do gesto solidário e da bem-vinda mudança na aparência, a campanha estimulou as estudantes a acompanhar mais de perto a própria saúde. A ação favoreceu a elevação da autoestima do doador e claro, do favorecido.





AVALIAÇÃO: HORA DE CONFERIR O IMPACTO DA FEIRA DO CONHECIMENTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Depois da exaustiva fase de planejamento, das reuniões constantes e da eventual força-tarefa necessária para a realização da Feira do Conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a equipe gestora, pedagógica e professores da Escola Tomé Francisco da Silva partem para conferir o impacto da realização do evento na aprendizagem dos alunos, considerando três tipos de indicadores primordiais para avaliar o sucesso ou o fracasso de qualquer iniciativa: a eficiência, a eficácia e a efetividade.
Logo na observação das ações durante o evento, foi possível fazer uma avaliação da eficiência e eficácia da Feira do Conhecimento; pela participação dos alunos, pela organização dos espaços, pela qualidade dos trabalhos expostos, pelo envolvimento de toda equipe da escola, pelas metas e objetivos aparentemente alcançados, pois pela grandiosidade do evento, não há como controlar ou medir todas as aprendizagens alcançadas.
Para analisar com melhor precisão o impacto da realização da Feira do Conhecimento, buscando verificar a efetividade do evento, as coordenadoras Josilene Nunes e Josineide Quidute, junto com os professores, elaboraram uma avaliação escrita sobre os assuntos abordados nos estandes e palestras. A prova, aplicada no dia seguinte da realização da Feira, trouxe 4 questões de cada estande, somando 40 no total. Todos os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio fizeram a prova e o resultado foi um sucesso.
A avaliação escrita conferiu o desejo de saber se realmente o evento trouxe impacto na aprendizagem dos alunos, pois não devemos ficar satisfeito apenas com a execução do plano, é preciso mensurar a efetividade da aprendizagem, razão pela qual realizamos as ações na Escola Tomé Francisco da Silva.

VI FEIRA DO CONHECIMENTO DESPERTA CURIOSIDADE E ENCANTO EM PARTICIPANTES E CONVIDADOS

                    A Escola Tomé Francisco da Silva foi palco da VI Feira do Conhecimento, evento que movimentou não apenas os alunos e professores do Ensino Médio, mas toda a comunidade escolar local, nesta quinta-feira, 7 de junho. Durante toda a tarde, os alunos estiveram em seus estandes mostrando seus trabalhos sobre diversas temáticas:
               
EXPOSIÇÃO NA QUADRA

TURMA
TEMA
PROFESSOR RESPONSÁVEL
1º ANO A
O DESENVOLVIMENTO HUMANO E A QUALIDADE DE VIDA.

MARIA DO BOM CONSELHO FERNANDES
1º ANO B
FANTÁSTICAS DESCOBERTAS

EDINETE CIPRIANO PEREIRA
1º ANO C
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

SOCORRO FRANCISCO
2º ANO A
EFEITOS DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA NA SAÚDE HUMANA

SEBASTIÃO ALVES BARBOSA
2º ANO B
A INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA NA SOCIEDADE

KÁSSIA SHIZANE CARLOS
DANIELA JUSTINO DE LIMA
2º ANO C
SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ETERNA PREOCUPAÇÃO.
JACIARA PEDRO DOS SANTOS
JULIETTE HENRIQUE DOS SANTOS
3º ANO A
COMÉRCIO ELETRÔNICO: CONFIAR DESCONFIANDO.

MARIA DO BOM CONSELHO SILVA BESERRA
3º ANO B
ENERGIA ELÉTRICA; SE LIGA NA IDEIA DO CONSUMO CONSCIENTE.

JOSÉ NETO DOS SANTOS
3º ANO C
OS OBSTÁCULOS NA DOAÇÃO DE SANGUE E DE ÓRGÃOS NO BRASIL.

DANÚBIA RÊGO DOS SANTOS



Ao entrar em cada estande, o visitante podia se deparar com produções temáticas de alta qualidade e testemunhar o domínio dos conteúdos pelos alunos que explicavam sobre os temas expostos.  Aprender fazendo. Colocar a teoria em prática e, além disso, estar engajado e envolvido em um projeto que reflita na qualidade de vida dos estudantes e da comunidade. A VI Feira do Conhecimento é sempre um misto de sensações: euforia, curiosidade, medo, timidez e a vontade de garantir uma boa apresentação."A escola ganha muito com esses tipos de projetos que trazem a interdisciplinaridade, o protagonismo e conhecimento. Isso enriquece bastante o conteúdo dos alunos", disse o gestor Ivan.