sexta-feira, 15 de junho de 2018

CRIANÇAS DO 5º ANO PARTICIPAM DA II EDIÇÃO DA JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)


A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas do país. Na 2ª edição da Jornada EAN – serão incluídas as unidades escolares do Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano). Esta nova edição será composta de quatro etapas com os seguintes temas: Comida de verdade na escola; Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar; Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil; Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!
A Escola Tomé Francisco da Silva, com a orientação das nutricionistas Maria Luciana da Silva e Geane Ramos, participa da 2ª edição da Jornada EAN com as turmas do 5º ano A (professora Adriana Medeiros) e 5º ano B (Mônica Fernandes), com o apoio da equipe gestora (Ivan Nunes e Josilene Quidute).
 A primeira etapa já foi cumprida pela equipe. Com o tema OFICINAS CULINÁRIAS: ESTIMULANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA, as crianças participaram de aulas teóricas e aulas práticas. Para trabalhar os conteúdos, as professoras apresentaram vídeos, fizeram contação de histórias e trabalharam diversos tipos de textos sobre alimentação saudável. Em matemática, exploraram quantidades, medidas, situações-problema e ensinaram a ler e construir gráficos e tabelas. Os alunos construíram cardápios e suas relações com a pirâmide de Harvard. Eles ainda realizaram entrevista com nutricionistas, conheceram e discutiram sobre o cardápio da merenda escolar (As características de cada alimento, os valores nutricionais e os seus benefícios para a saúde). Após trabalhar os conteúdos, os professores, com a supervisão das nutricionistas, passaram a realizar as aulas práticas: oficinas culinárias, onde as crianças foram orientadas a produzirem alguma opção de lanche saudável.  Assim, trabalharam não só com ingredientes, mas também com modos de preparo mais cuidadosos, cozimento lento e outros cuidados que fazem toda a diferença na qualidade final do alimento. Por fim, os alunos socializaram com toda a comunidade escolar e com os pais os conhecimentos sobre alimentação saudável no estande montado na quadra da escola na ocasião da Feira do Conhecimento.
O FNDE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. Parabéns a todos os participantes!