quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PROFESSORA E ALUNA DA TOMÉ EM OFICINA REGIONAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS

  
A professora Cristiane Patrícia de Lima e a aluna Anne Beatriz Ferreira, do 8º ano A, estão na cidade de Fortaleza, Ceará, participando da Oficina regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Foram premiadas com Medalha de Bronze, por serem semifinalistas e estão concorrendo à final do concurso. 



    Durante três dias, professoras e aluna participam de oficinas de leitura e escrita, palestras, sarau, passeio cultural e recebem bônus para comprarem livros. O texto da aluna Anne Beatriz foi um dos escolhidos entre 50.000 textos escritos por alunos de quase 5.000 municípios do país. Os semifinalistas são 125 textos de Memórias Literárias, dos quais 38 irão para a final. 

      Beatriz escreveu as memórias de sua avó Maria do Carmo, popular Lilia, moradora do Distrito de Lagoa da Cruz, no qual a escola está situada. Com o sugestivo título: Das rodas de conversa: a comandita, um engenho e uma escola, o texto agradou os avaliadores das comissões escolar, municipal e estadual. Agora enfrentará a seleção regional, caso seja escolhido, aluna e professora participação da cerimônia da final da Olimpíada a ser realizada em Brasília no mês de dezembro.


    A OLP é mais que um concurso de redação, é um incentivo à formação de alunos-autores e professores orientadores. Ocorre em anos pares, nos anos ímpares são realizadas atividades de formação de professores à distância e presenciais e preparados materiais auxiliares que são enviados ás secretarias de educação e escolar para auxiliar na prática pedagógica. 





Bárbara e Gabriel, alunos da Tomé, retiram seus passaportes.

            O Programa Ganhe o Mundo (PGM), da Secretaria Estadual de Educação (SEE), começou um mutirão de retirada dos passaportes, na Polícia Federal. Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Tomé Francisco da Silva, Bárbara Magalhães e Gabriel Victor Gomes, viajaram até Salgueiro, nesta quarta-feira, 16/11, para retirarem os seus passaportes.

        Os dois estudantes foram contemplados no Programa Ganhe o Mundo e viajarão a partir de janeiro de 2016 para o Canadá. Bárbara e Gabriel, aprovados para o intercâmbio, cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), no Canadá, país de destino dos dois.