sexta-feira, 10 de maio de 2013

FELIZ DIA DAS MÃES! UMA HOMENAGEM DA ESCOLA TOMÉ FRANCISCO DA SILVA.


Obrigado Senhor, pela mãe que você me deu, por todas as Mães do mundo, pelas mães brancas, de pele alvinha, pelas mães pardas, morenas ou bem pretinhas, pelas ricas e pelas pobrezinhas, pelas mães - titias, pelas mães-vovós, pelas madrastas-mães, pelas professoras – mães, pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu, pela saudade querida da mãe que já partiu, pelo amor latente em todas as mulheres, que desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida, pelo amor, maravilhoso amor que une mães e filhos.

             Todas as mães merecem receber dos seus filhos o carinho e o reconhecimento neste dia tão especial. Para festejar esta data a equipe gestora, professores, funcionários e alunos da escola Tomé Francisco preparam um cartão muito especial. Além da mensagem da escola, cada estudante escreveu o seu recado carinhoso para sua querida mãe. Os cartões foram entregues nesta sexta-feira, dia 10/05, pois o dia das mães de 2013 será no próximo domingo, dia 12 de maio. 






 

CRIANÇAS CURIOSAS: MESA REDONDA COM OS BLOGUEIROS FOI UM SUCESSO.



               Na manhã desta sexta-feira, dia 10/05, pela manhã, as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental receberam os blogueiros Cauê Rodrigues (Carnaíba), Diego (Portal Tavares) Valdemir Jacinto (Quixaba, Educação, Marketing e Informação) Rogal (Princesa Isabel) Josilene (Escola Tomé Francisco) para participarem da mesa redonda e matarem as suas curiosidades sobre a importância do uso do blog. Antes as professoras Jaciara e Adriana orientaram as crianças a fazerem um trabalho de pesquisa, onde colheram informações de fatos reais da região publicados nos blogs dos convidados, colheram opiniões e planejaram como proceder na mesa redonda.


      Manoela e Marla conduziram muito bem os trabalhos. Elas ministraram todas as falas e interação dos blogueiros com as demais crianças. Cerca de 20 curiosidades foram apresentadas. Os assuntos abordados foram: a organização do blog, as atualizações, o papel do blog na formação de leitores, a responsabilidade na publicação das notícias, os patrocínios, as notícias polêmicas e as leis que regulamentam esse meio de comunicação. As crianças aprenderam na interação e contextualização do conhecimento. Uma atividade significativa que ensina a importância da pesquisa e da internet na busca do conhecimento, uma forma de ensinar os alunos a aprender a aprender.


     Nas considerações finais, os convidados agradeceram ao gestor Ivan e coordenadora Josilene pelo convite e pela oportunidade de participarem de uma atividade na Escola Referência Brasil. O gestor Ivan também agradeceu pela participação de todos e entregou uma lembrança a cada um como reconhecimento da contribuição com o Projeto Político Pedagógico da escola.







PACTUAÇÃO DE METAS E TROCA DE EXPERIÊNCIA



            Na manhã de quinta-feira, dia 09/05, no Auditório do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira, o gestor Ivan Nunes participou de uma da reunião sobre o PACTO PELA EDUCAÇÃO, com o Secretário de Educação Ricardo Dantas, Secretária executiva Cecília Patriota e demais Secretários Executivos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para a PACTUAÇÃO DAS METAS 2013, a assinatura dos TERMOS DE COMPROMISSO. Houve reflexão sobre os dados da escola e os encaminhamentos propostos.
            No período da tarde, desta vez acompanhado pela educadora de apoio, Josilene Quidute, o gestor Ivan apresentou as experiências exitosas da Escola Tomé Francisco na reunião com os gestores das escolas prioritárias: Edson Simões, Escola Methódio de Godoy, Escola Pedro Santos Estima, EREM Aires Gama. Este momento também contou com a presença das técnicas educacionais e Gestoras da GRE AFIN Josefa Rita, além da equipe do SEPLAG.