quarta-feira, 20 de março de 2019

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Professores da rede pública devem cadastrar suas turmas até 30 de abril


Assessoria de Imprensa - 14/03/2019 14:58h



Segue até o dia 30 de abril o prazo para inscrições na sexta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), promovida pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, mas para que isso ocorra é preciso que os professores acessem o portal Escrevendo o Futuro e cadastrem suas turmas.

A OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita, e prevê a realização de oficinas de produção de texto com os estudantes. A partir daí, a competição passa por várias etapas municipais, estaduais e regionais, até chegar ao número de 32 vencedores na etapa nacional.  Este ano, o tema do concurso é O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Após as oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP. Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Candidatos do 5ª ano do Ensino Fundamental devem escrever poemas; já o 6º e 7º ano do Ensino Fundamental participam do concurso por meio de memórias literárias. Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental devem criar crônicas. Primeiro e segundo ano do Ensino Médio ficam com documentário; já os estudantes do 3º do Ensino Médio devem redigir um artigo de opinião.
 
Os professores participam do concurso por meio do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas, descrevendo aprendizagens, descobertas, desafios e reflexões. Dentre as premiações há novidades: imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

Confira o regulamento no portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/
Fonte: www.educacao.pe.gov.br