quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESCOLA TOMÉ FRANCISCO OFERTA REFORÇO PARA OS ALUNOS QUE PASSARAM PARA II FASE DA OBMEP 2013.


SOMANDO NOVOS TALENTOS PARA O BRASIL.
                 A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A primeira fase aconteceu na própria escola no dia 04 de junho que classificou 5% dos alunos inscritos, totalizando 43 alunos distribuídos nos três níveis.
               

               Para os vencedores da I fase o gestor Ivan providenciou um reforço no contraturno ministrado pelo ex-aluno Caique, hoje universitário e o funcionário Diego, formado na área, auxiliados pela professora Josineide Quidute. A II fase acontecerá no dia 14 de setembro, sábado, no horário de 14h30min na Escola Solidônio Pereira de Carvalho, Quixaba. O objetivo das aulas de reforço é intensificar o estudo individual dos alunos e ajudá-los na resolução de questões sugeridas pela própria OBMEP. Os alunos recebem apostila e todo apoio necessário para participarem dessa olimpíada. Todos os anos a instituição colhe os frutos com grande sucesso dos seus alunos que conquistam medalhas e grande número de menção honrosa. A divulgação da lista dos premiados 2013 está prevista para 29 de novembro na página da OBMEP. O sucessivo destaque da participação faz da Escola Tomé Francisco a mais premiada entre as escolas públicas regulares de Pernambuco nessa Olimpíada, nas oito edições já realizadas.




Ambiente matematizador na escola favorece aprendizagem significativa de conceitos matemáticos.



                 Um dos objetivos da equipe de professores e coordenador do Ensino Fundamental I, (1º ao 5º ano)  é proporcionar, no espaço escolar, além do ambiente alfabetizador, o matematizador. O objetivo dessa ação é instigar os alunos para eles perceberem a Matemática não só na sala de aula, mas também fora dela. Para tanto, foram organizados os ambientes em prol da Matemática, para que ela seja percebida como pertencente ao nosso cotidiano.
      Os professores organizaram na sala os recursos materiais necessários para que o desenvolvimento das atividades matemáticas sejam significativas e contextualizadas. Além disso, oferecem uma sala de aula de modo que os números estejam presentes em diversas situações. Todas as salas dispõem dos seguintes materiais:
·         Relógios de parede que, aliás, periodicamente, têm as pilhas revisadas, para que funcionem perfeitamente.
·         - Quadro numérico – tão importante para trabalhar, entre outras atividades, com as regularidades matemáticas.
·         - Calendários – além dos calendários comuns, há calendários de madeira. Todos os dias, no período da manhã, são atualizados, o dia do mês e da semana.
·         - Cartaz com tabuada, que funciona como modelo estável.
·         Material dourado, ábaco, instrumentos de medidas, dinheirinho, jogos, etc.
      
  A novidade este ano é a inovação na sala do 5º ano   com a atividade: CAIXA DE DESAFIOS E CAIXA  PRÊMIO. Sabe aquele tempinho que sobra entre uma atividade e outra na sala de aula? Nas turmas de    Adriana e Jaciara, ele é muito bem utilizado.   Diariamente, as professoras expõem as duas caixas. A intenção é que os alunos, voluntariamente, peguem um desafio ou um problema para resolver e coloquem na  caixa prêmio. Os professores corrigem, conferem os acertos e semanalmente, na sexta-feira, entre os alunos que acertam, é feito um sorteio. Dois alunos são sorteados, com o direito de escolher o prêmio. Essa é mais uma ação planejada pela educadora de apoio Josilene Quidute, sempre visando à melhoria do ensino-aprendizagem “Sempre oriento os professores para utilizarem materiais diversificados na sala de aula”. Os alunos estão muito envolvidos nessa atividade.