terça-feira, 17 de setembro de 2013

LITERATURA VIVA, ATRAENTE E PRAZEROSA NOS CAFÉS LITERÁRIOS DO ENSINO MÉDIO

O Projeto LITERARTE  acontece na Escola Tomé Francisco todos os anos nas aulas de Literatura do Ensino Médio com o objetivo de promover um maior conhecimento em torno das produções dos escritores clássicos da Literatura Brasileira, assim como dos estilos que marcam a história literária das gerações passadas e atuais, desenvolvendo o gosto pela leitura dos e estabelecendo diálogo com a contemporaneidade.  O projeto desenvolve-se em três momentos: Semana da leitura, que se realiza no mês de maio, concomitante ao Projeto O Prazer de Ler, Café Literário e Seminário Literarte.
Nesta semana, professores de Língua Portuguesa e alunos do Ensino Médio estão vivenciando o CAFÉ LITERÁRIO. É uma atividade motivadora e atraente que se desenvolve da seguinte maneira: por turma,  cada grupo fica responsável pela leitura de um clássico literário do estilo de época trabalhado no momento. A partir da leitura, produzem resenhas, resumos, análise crítica dos personagens, biografia dos autores, propaganda da obra e expressão em outras linguagens como desenho, pintura e teatro. O resultado de todo esse trabalho é apresentado, em sala de aula, em forma de seminário para a turma toda.
As turmas do 1º ano leram e estudaram obras de autores contemporâneos solicitadas nos vestibulares, como as do escritor Pedro Bandeira, o 2º ano apreciou obras do Romantismo, do Realismo brasileiro e português e do Naturalismo e o 3º ano conheceu a ousadia dos escritores modernistas da geração de 1930 e 1945.  Autores como Machado de Assis e Aluízio de Azevedo e Eça de Queiroz , Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz ganharam destaque e despertaram a admiração dos estudantes. Para encerrar a apresentação dos grupos, todos saboreiam um delicioso lanche,
lembrando os grandes saraus do século XIX.


Como resultado dessa atividade, que vem acontecendo todos os anos, foi constatado um envolvimento cada vez maior dos alunos, um aperfeiçoamento dos trabalhos, um maior desenvolvimento da oralidade e melhor resultado nas avaliações externas como ENEM e SAEPE. As professoras mostraram-se felizes e satisfeitas com o resultado do Café Literário este ano e pretendem continuar desenvolvendo essa atividade tão enriquecedora para a formação cultural e literária dos estudantes. Todos já estão se preparando para a próxima etapa do Projeto LIERARTE, que será o Seminário, onde as turmas se encontrarão, socializando o conhecimento umas para as outras. Nessa próxima etapa, o projeto terá também a participação das professoras de Arte e História, numa atividade interdisciplinar. A professora Socorro Souza afirmou que “a culminância das oficinas foi bastante satisfatória, o que demonstrou grande empenho dos alunos". A aluna Fernanda Nunes do 1º ano ressaltou que o Café Literário é uma atividade interessante, pois além de permitir a expressão da opinião dos alunos na apreciação crítica das obras, promove sua inserção no mundo literário  dos grandes ícones da Literatura."